Stefano Rellandini/Reuters
Stefano Rellandini/Reuters

Norte-coreano bate recorde no levantamento de peso

Kim Un Guk surpreende favoritas, levanta 153 kg no arranco e leva segundo ouro para o país na modalidade nestes Jogos

O Estado de S. Paulo

30 de julho de 2012 | 20h15

LONDRES - O norte-coreano Kim Un Guk surpreendeu nesta segunda-feira no levantamento de peso nos Jogos de Londres. Ele não apenas desbancou o favorito Jie Zhang, da China, como coroou sua medalha de ouro com o novo recorde mundial na categoria até 62kg. Foi o segundo título olímpico conquistado pela Coreia do Norte neste esporte nos Jogos de Londres.

Kim Un Guk, de 23 anos, conquistou o ouro ao levantar 153kg no arranco, estabelecendo novo recorde olímpico. Na sequência, registrou 174kg no arremesso, quando o peso é erguido em dois movimentos. Com a soma de 327kg, o norte-coreano superou a melhor marca mundial, de Jie Zhang, em apenas um quilo e se tornou o novo recordista na categoria.

Com a medalha de ouro no pescoço, o atleta agradeceu o apoio do governo norte-coreano e exaltou Kim Jong Un, novo líder do país. "O segredo se resume ao apoio e ao encorajamento do nosso supremo líder Kim Jong Un, porque ele espera as mais altas performances de nossos atletas. Este é o segredo", afirmou o campeão olímpico.

Kim foi campeão mundial na categoria em 2010, mas havia perdido o reinado no ano seguinte, quando foi superado por Jie Zhang, que nem chegou a figurar no pódio em Londres. A medalha de prata ficou com o colombiano Oscar Albeiro Figueroa Mosquera. O bronze foi para Irawan Eko Yuli, da Indonésia.

Ainda nesta segunda, a chinesa Xueying Li conquistou o ouro na categoria até 58kg, ao levantar um total de 246kg, igualando recorde olímpico. A tailandesa Pimsiri Sirikaew faturou a prata e a ucraniana Yuliya Kalina ficou com o bronze.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.