Número um no ranking, brasileiro é campeão mundial sub-21 no judô

Número um no ranking, brasileiro é campeão mundial sub-21 no judô

Na cidade de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, Rafael Macedo derrota holandês Rico Harder comum yuko na categoria até 81 kg

Estadão Conteúdo

24 de outubro de 2014 | 21h08

O Brasil não pode reclamar da categoria até 81kg no judô. Entre os médios estão o duas vezes medalhista olímpico Leandro Guilheiro, o terceiro colocado do ranking mundial Victor Penalber e o agora campeão mundial sub-21, Rafael Macedo. O paulistano da Sogipa, equipe de Porto Alegre, conquistou o ouro nesta sexta-feira, em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA).

Número um do ranking mundial na categoria, Rafael teve uma chave longa, apesar de ter ficado de Bye na primeira rodada. Só até chegar às semifinais foram três lutas, contra o checo Jiri Petr, o eslovaco Peter Zilke e o holandês Rico Harder. Neste último confronto, vitória apenas graças a um yuko a 20 segundos do fim.

Na semifinal, Rafael jogou o sueco Jonas Bjorktrop, conseguiu um ippon com um minuto e meio de luta. Na decisão, saiu perdendo para Mikhail Igolnikov (Rússia) por uma punição por falso ataque. Mas logo depois, conseguiu projetar o adversário por yuko e o imobilizou até o ippon.

Aos 20 anos, Rafael estreou pela seleção brasileira há um mês, participando de um evento amistoso contra o Japão. Como o ranking mundial já começou a contar e pelos rivais que tem na categoria, o atleta da Sogipa tem chances mínimas de ir à Olimpíada.

O Brasil ganhou uma medalha por dia no Mundial Sub-21 até aqui. Na quarta, faturou prata com Larissa Farias (44kg, categoria não-olímpica). Já na quinta-feira ganhou bronze com Ricardo Santos Junior (66kg). Nesta sexta, Danielle Karla Oliveira (63kg) perdeu a disputa pelo bronze para a alemã Vivian Herrmann.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.