Arquivo/AE
Arquivo/AE

Obama confirma ida a Copenhague para apoiar Chicago 2016

Presidente dos EUA fez carreira política na cidade e poderá ter influência direta na escolha da sede dos Jogos

AE-AP, Agencia Estado

28 de setembro de 2009 | 08h50

A Casa Branca confirmou nesta segunda-feira que o presidente norte-americano Barack Obama irá a Copenhague nesta semana, para apoiar a candidatura de Chicago à Olimpíada de 2016. A escolha da sede do evento acontece na sexta-feira, na capital dinamarquesa.

Veja também:

linkEspecialistas apontam Rio como favorito aos Jogos

linkOlimpíada no Rio será autoafirmação de um povo, diz Lula

especialESPECIAL - Tudo sobre as cidades candidatas

especialRIO 2016 - Mais sobre a campanha pelos Jogos

Segundo Valerie Jarrett, principal assessora do presidente, ele viajará para a Dinamarca na quinta-feira, às vésperas da eleição. Obama fará companhia à primeira-dama Michelle, que já havia confirmado presença.

Esta será a primeira vez que um presidente norte-americano terá participação tão direta em uma candidatura olímpica. Criado politicamente em Chicago, Obama é um dos principais trunfos da luta da cidade para receber os Jogos pela primeira vez.

Chicago compete com Rio de Janeiro, Tóquio e Madri pelo direito de organizar a Olimpíada. Segundo o presidente do COI, Jacques Rogge, a disputa será uma das mais equilibradas da história. O dirigente afirma, contudo, que a presença ou ausência de líderes políticos não mudará o voto dos membros do comitê.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.