PUBLICIDADE

Publicidade

Ouro, Ângelo minimiza disputa com Hypolito por vaga no Mundial

Torneio em Glasgow (Escócia) definirá algumas vagas para 2016

Por DEMÉTRIO VECCHIOLI E NATHALIA GARCIA
Atualização:

Principal nome da nova geração da ginástica masculina, Ângelo Assumpção teve ótimo desempenho no salto em São Paulo, neste sábado, e conquistou a sua primeira medalha de ouro em uma etapa da Copa do Mundo. O atleta, de 18 anos, levou a melhor sobre o Diego Hypolito, que ficou com o bronze, e tem mostrado que pode fazer frente na busca por uma vaga no Mundial de Glasgow (Escócia), em outubro. A competição vale vaga na Olimpíada do Rio, em 2016.

PUBLICIDADE

A equipe será definida pela comissão técnica na "ponta do lápis" e o desempenho dos ginastas tem sido computado a cada apresentação. Apesar da disputa interna, Ângelo fica um pouco sem jeito e prefere pensar apenas em suas próprias forças para ter a oportunidade de representar a seleção nas próximas importantes competições. "Meu objetivo é ir para o Pan, o Mundial e a Olimpíada, mas quero fazer o meu melhor. Não vou torcer para ele (Diego) cair. Quero conseguir ir pelo meu talento, pelo meu esforço".

O veterano, quase 10 anos mais velho que Ângelo, parece não ter se abalado com o terceiro lugar e comparou o momento vivido pelo jovem ginasta a seu próprio início de carreira. A primeira medalha de ouro de Diego foi conquistada no salto em uma etapa da Copa do Mundo disputada no Rio de Janeiro, em 2004, a sua primeira competição internacional em solo nacional. "Consegui minha primeira medalha da mesma maneira que ele conseguiu. Estou muito feliz por mim, pelo Ângelo, pela equipe brasileira", disse.

Ângelo conquistou medalha deouro em etapa daCopa do Mundo de Ginástica Artísticarealizada emSão Paulo Foto: Ricardo Nogueira/EFE

Os ginastas mais experientes servem de exemplo para Ângelo, que há 10 anos viu das arquibancadas o ouro de Daiane dos Santos e tem a ex-atleta como exemplo durante os treinos no clube Pinheiros, em São Paulo. "A Daiane é um ícone para a gente, desde pequenininho vejo as conquistas dela. É uma inspiração para mim", contou o jovem.

Mas desta vez foi para ele que a torcida embalou o Hino Nacional. O atleta, sempre sorridente, não esconde a felicidade com o carinho dos torcedores brasileiros no ginásio do Ibirapuera. "Quando eu saí (da apresentação), não tinha visto (a nota) ainda. Percebi pela galera que eu tinha conseguido essa medalha, foi muito emocionante", afirmou. "O hino acabou e todo mundo continuou cantando, acho isso bonito. Foi emocionante para mim", completou.

Ângelo terá chance de conquistar mais uma medalha nesta etapa da Copa do Mundo. Neste domingo, a partir das 10h10, ele disputará a final do solo. E mostra determinação: "Vou fazer a mesma série (da classificação), não vou mudar muita coisa, mas quero tentar limpar ela, foi um pouquinho suja ontem (sexta-feira). Quero estar no pódio".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.