Alberto Estévez/EFE
Alberto Estévez/EFE

Paes diz que Barcelona é exemplo para transformação do Rio

Prefeito da capital fluminense visita a cidade espanhola. sede de 1992, e assina acordo de troca de experiências

EFE,

23 de outubro de 2009 | 15h17

BARCELONA - O prefeito Eduardo Paes afirmou nesta sexta-feira, em Barcelona, que deseja que o Rio de Janeiro passe por uma transformação semelhante à ocorrida com a sede dos Jogos Olímpicos de 1992.

Veja também:

especialTodas as notícias sobre os Jogos 2016

"Sonho que o Rio se torne a Barcelona de amanhã", disse, após assinar um acordo de troca de experiências com Jordi Hereu, prefeito da cidade espanhola.

Apenas três semanas após a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016, Paes visitou Londres, Atenas e Barcelona para buscar informações sobre como organizar o evento olímpico. A capital inglesa abrigará a próxima edição, em 2012, enquanto Atenas foi a anfitriã em 2004.

Em entrevista coletiva, quando perguntado sobre os problemas de segurança pública no Rio, o prefeito respondeu que eles "nunca foram ocultados", e destacou que acredita que os Jogos podem contribuir para "pacificar" a cidade.

"É fácil resolver questões na área de segurança em quinze dias (tempo de realização dos Jogos), mas o desafio é fazer com que, assim como aconteceu em Barcelona, ela melhore não só para os turistas, mas para toda a população", acrescentou.

Por sua vez, o prefeito da cidade espanhola ofereceu apoio ao Rio. "Vocês estão começando um sonho, nós já passamos por isso. Na construção desse sonho, terão Barcelona a seu lado", garantiu Hereu.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.