Palmeiras encara o Noroeste em busca da reabilitação

Time do técnico Vanderlei Luxemburgo precisa da vitória para evitar 'crise'

Daniel Akstein Batista - O Estado de S. Paulo, BAURU

01 de fevereiro de 2008 | 21h32

BAURU - A obrigação de uma vitória chegou mais cedo do que Vanderlei Luxemburgo imaginava. Uma derrota neste sábado, contra o Noroeste, às 18h10, em Bauru, não vai levar o Palmeiras à crise. Mas abalará um pouco as estruturas do Palestra.

É apenas a sexta rodada do Estadual. O problema é que nas duas anteriores o resultado desejado não chegou. Na quarta-feira, derrota para o Ituano. E na partida anterior, empate com o Mirassol - dois jogos em que o Palmeiras era o mandante.

Neste sábado, fora de casa, os três pontos são fundamentais para não deixar os outros times se distanciarem. "Temos a necessidade (do triunfo)", falou o goleiro Diego Cavalieri. "Depois, para correr atrás, fica complicado."

O desentrosamento e a falta de tempo para treinar são as explicações dadas pelo elenco por conta dos últimos tropeços. Contra o Ituano, por exemplo, Lenny e Diego Souza estrearam no time - e eles nunca haviam treinado com os companheiros. "Estamos começando um novo projeto, não tivemos tempo de fazer treinos táticos", declarou Luxemburgo. "Vai ser mais no papo mesmo", disse, ao explicar como tem trabalhado com os jogadores.

O treinador esconde ao máximo a escalação da equipe que enfrenta o Noroeste. O problema é que ele não poderá contar com Valdivia, suspenso. Justamente o melhor jogador do time, aquele que arma as jogadas e que chama a atenção dos adversários.

"A ausência vai ser sentida pela qualidade que ele tem", explicou o comandante. "Sem ele, temos de arrumar um jeito. É preciso saber ganhar sem o Valdivia também." Diego Cavalieri acredita que o time conseguirá fazer um bom jogo mesmo sem a presença do Mago. "Não podemos depender só do Valdivia. Ele faz falta, claro, mas temos outras opções."

Com o desfalque do chileno, Luxemburgo deve colocar Lenny no ataque, recuando um pouco o rápido William. O meia Diego Souza será o responsável pela armação das jogadas. "O Luxemburgo vai nos posicionar no campo e definir bem a função de cada jogador", contou Diego Souza, que acredita que neste sábado terá um melhor rendimento do que na derrota para o Ituano. "Sem o Valdivia, vou ter de ajudar bastante na criação.?

Luxemburgo sabe que o time precisa da vitória. "Mas não pelos últimos resultados, e sim por nossa proposta de trabalho", avisou. "Perdemos cinco pontos que podem nos fazer falta. Temos de reagir."

O Noroeste, com um ponto a menos que o adversário (7 a 8), também tenta a recuperação - perdeu para o São Caetano na última rodada. "Será um jogo complicado", prevê o técnico Márcio Bittencourt.
NOROESTE X PALMEIRAS
Noroeste: Fabiano; Bonfim, Anderson Marques e Júlio; Éder, Ralf, Alexandre,Luciano Bebê e Marcelo Santos; Edno e Otacílio Neto.Técnico: Márcio Bittencourt.

Palmeiras: Diego Cavalieri; Gustavo, Henrique(Dininho) e Leandro; Pierre,Martinez, Diego Souza e William; Lenny (Makelele) e Alex Mineiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Árbitro: Robério Pereira Pires

Local: Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru (SP)
Horário: 18h10
TV: SporTV
Transmissão: Eldorado/ESPN AM 700

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.