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Para evitar problemas com o COI, Rio muda a marca

Por Bruno Lousada
Atualização:

Para evitar problemas na candidatura do Rio à sede dos Jogos de 2016, o COB vai mudar a logomarca da campanha. A pedido do Comitê Olímpico Internacional (COI), a imagem dos cinco anéis olímpicos será retirada. "O COI pode até, dependendo da gravidade, nos desclassificar da candidatura", declarou Márcia Lins, secretária estadual Turismo, Esporte e Lazer. Já o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, minimizou o tom de preocupação da secretária e disse que não existe risco de punição. "Há boa vontade de todos de atender o que foi estabelecido pelo COI." Enquanto Nuzman se mostrou incomodado, Márcia falou abertamente sobre a polêmica. "Não temos interesse em criar nenhum problema. E a logomarca (sem os anéis) vai dar a mesma dimensão da anterior (a mudança se deu em 4 de junho, dia do anúncio das cidades finalistas)". Um dia depois de o Congresso Nacional liberar crédito de R$ 85 milhões para investir na candidatura, o governador Sérgio Cabral deu mais um incentivo ao projeto olímpico e assinou três decretos de uma só vez. O primeiro deles cria o "Escritório Setorial de Gerenciamento de Projetos de Esporte, Turismo e Lazer", cujo objetivo é preparar o dossiê de candidatura do Rio; o segundo reestrutura a Força Tarefa visando à Olimpíada; e o terceiro padroniza a utilização da logomarca Rio 2016 . O dossiê terá de ser entregue ao COI até o dia 12 de fevereiro do ano que vem. O Rio concorre com Madri, Chicago e Tóquio. O anúncio da cidade vencedora será em 2 de outubro de 2009.

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