Parque real do século 15 vai ser um dos palcos

Os competidores do pentatlo moderno, do tiro com arco e do tiro esportivo terão uma experiência nobre na Olimpíada de Londres. Não apenas pela oportunidade de participar da maior competição multiesportiva do mundo, mas especialmente por causa das instalações que receberão seus esportes, de ligação estreita com a nobreza britânica.

O Estado de S.Paulo

18 de dezembro de 2011 | 03h07

Os pentatletas vão participar das provas de hipismo e do evento combinado (corrida e tiro) no Greenwich Park, o mais antigo dos parques reais, criado em 1427 pelo duque de Gloucester (irmão do rei Henrique V). Uma das atrações do local é o Observatório Real, situado na linha do meridiano de Greenwich.

Como o parque é localizado ao longo de uma colina, as subidas serão uma característica da corrida de 3 mil metros. "É um percurso complicado", diz a brasileira Yane Marques, que participou da etapa final da Copa do Mundo, em julho, evento-teste para a instalação. As outras duas provas do pentatlo serão disputadas no Parque Olímpico. A esgrima será jogada na Arena do Handebol. Já a natação acontecerá no Centro Aquático.

Os principais arqueiros do mundo vão buscar seus alvos em um dos mais importantes clubes de críquete da Inglaterra, no gramado do Lord's Cricket Ground.

A fundação do clube, em 1787, está diretamente ligada à ação da elite londrina, então cansada de 'disputar' espaço para praticar seu esporte favorito em um momento de grande expansão populacional na capital inglesa.

A instalação já foi testada em um evento realizado no mês de outubro. Mais do que aprovada, já entrou para a história do tiro com arco. Lá, o sul-coreano Im Dong-Hyun bateu o recorde mundial da prova de 72 flechas.

Já o tiro esportivo estará em casa na Olimpíada de Londres: a modalidade será disputada no quartel da Artilharia Real, uma das mais importantes bases militares do Reino Unido, em uma instalação temporária que foi construída no local.

As provas de lutas e da esgrima serão todas disputadas no ExCel, um dos maiores centros de convenções e conferências da Europa. Os eventos-teste foram realizados em dezembro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.