Publicidade

Rússia e Belarus são impedidos de sediar torneios internacionais de patinação artística

Decisão foi anunciada nesta segunda-feira pela União Internacional de Patinação; etapa russa do Grand Prix está cancelada

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Seguindo as sanções esportivas à Rússia, por conta das invasões à Ucrânia, e a Belarus, pelo auxílio no ataque militar, a União Internacional de Patinação (ISU, na sigla em inglês), anunciou nesta segunda-feira, 25, que ambos os países estão impedidos de sediar competições internacionais da modalidade. Com isso, a etapa russa do Grand Prix de Patinação Artística no gelo, marcada inicialmente para o ocorrer entre os dias 25 e 27 de novembro, está cancelada. 

A ISU comunicou que está buscando alternativas para o Rolestom Cup, como o torneio é conhecido. No último ano, a competição ocorreu em Sochi na Rússia. Kamila Valieva, patinadora russa de 15 e que se envolveu em polêmicas de doping durante os Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, foi um dos destaques da etapa.

Kamila Valieva,patinadora de apenas 15 anos, é uma das novas estrelas da Rússia na modalidade Foto: Chan W. Lee/ The New York Times

PUBLICIDADE

"O conselho reafirma sua solidariedade com todos os afetados pelo conflito e reitera sua condenação à invasão russa da Ucrânia nos termos mais fortes possíveis", afirmou a ISU, que reiterou que mais de 20 membros de seu conselho também pediram pela exclusão dos países da organização. 

Desde o início das invasões na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, atletas e federações da Rússia e de Belarus sofrem com sanções esportivas e isolados das competições internacionais. Além dessa etapa do Grand Prix de Patinação, os países foram excluídos da Copa do Mundo e torneios organizados pela Fifa e Uefa.

A ISU também disponibilizou 209 mil dólares (cerca de R$ 1 milhão) para ajudar skatistas e oficiais ucranianos. A organização afirmou nesta segunda-feira que o dinheiro irá para os membros que "receberam skatistas ucranianos deslocados pelo conflito como uma contribuição para ajudá-los a continuar suas atividades de patinação".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.