Pau Gasol substitui Nadal como porta-bandeira espanhol

O Comitê Olímpico Espanhol (COE) revelou nesta sexta-feira o novo porta-bandeira da delegação do país na cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres. Sem o tenista Rafael Nadal, que exerceria a função mas não vai aos Jogos por conta de uma lesão no joelho, a entidade nomeou o jogador de basquete Pau Gasol.

AE, Agência Estado

20 de julho de 2012 | 13h15

"O Comitê Olímpico Espanhol lamenta profundamente a lesão de Rafael Nadal, que o impedirá de participar dos Jogos Olímpicos de Londres e ser porta-bandeira", dizia nota publicada no site oficial da entidade. "O COE, no uso das atribuições de seu estatuto em caso de emergência, decidiu por unanimidade designar a bandeira da delegação espanhola da delegação espanhola na cerimônia de abertura de Londres a Pau Gasol".

Ala/pivô do Los Angeles Lakers, na NBA, Gasol representa a ascensão do basquete espanhol nos últimos anos. O jogador chegou à principal liga norte-americana em 2001. Antes dele, apenas dois espanhóis haviam conseguido este feito, mas atualmente este número subiu para 12.

Além disso, Gasol fez com que a seleção da Espanha chegasse a grandes conquistas, como o Mundial de 2006, o Europeu de 2009, e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O Comitê Olímpico Espanhol ainda fez questão de exaltar os valores pessoais do jogador.

"Pau representa os melhores valores do esporte e da competição, foi e é uma referência no âmbito esportivo e no olímpico. Sua pessoa e seus indubitáveis méritos fazem dele um modelo a seguir para toda a sociedade e, especialmente, para os mais jovens", comentou a entidade em nota.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.