Pedrosa bate Lorenzo só na última curva

Duelo entre os pilotos espanhóis foi emocionante durante todo o GP de Brno, na República Checa

BRNO, O Estado de S.Paulo

27 de agosto de 2012 | 03h02

Os pilotos espanhóis, Dani Pedrosa (Honda) e Jorge Lorenzo (Yamaha), fizeram ontem um duelo intenso e emocionante no Grande Prêmio de MotoGP no circuito de Brno, na República Checa.Pedrosa acabou levando vantagem na briga com o compatriota em um final de corrida incrível, após seguidas trocas de ultrapassagens entre os dois pilotos.

Desde a largada, o vice-líder do campeonato Dani Pedrosa e o líder Jorge Lorenzo já despertavam fortes emoções no público, principalmente Pedrosa, que largou em terceiro lugar, mas não teve maiores dificuldades para logo alcançar Lorenzo. No entanto, o confronto só ficou realmente quente nas derradeiras voltas, quando a liderança passou a trocar de mãos em ritmo alucinante para delírio dos torcedores.

Quem abriu a volta final na frente, desbancando Pedrosa, foi Lorenzo, que naquele momento parecia estar caminhando com tranquilidade para mais uma vitória. O rival, entretanto, reagiu nas últimas curvas e obteve uma ultrapassagem de mestre sobre o rival. Lorenzo respondeu logo em seguida e conseguiu recuperar a posição.

Mas foi na última curva do circuito de Brno que o vice-líder do campeonato de MotoGP deixou de fato os torcedores boquiabertos: ultrapassou Lorenzo com uma precisão cirúrgica e não deu mais tempo ao rival de esboçar qualquer reação. A equipe do espanhol da Honda foi ao delírio.

Assim Pedrosa deu o troco em grande estilo a Lorenzo, que na véspera conseguira a pole depois que ele vacilou feio. Com a vitória espetacular, Pedrosa, que busca seu primeiro título na categoria, encostou de vez no líder Lorenzo e agora está apenas 13 pontos atrás do compatriota.

Campeão em 2010, Lorenzo lidera a temporada com 245 pontos, contra 232 de Pedrosa e 186 do australiano Casey Stoner, que ontem não participou da prova por ter se submetido a uma cirurgia no tornozelo. Na verdade, como vai demorar bastante tempo para se recuperar, Stoner já deu adeus à luta pelo título da MotoGP de 2012.

Em Brno, Pedrosa conseguiu sua segunda vitória seguida da atual temporada da Moto - antes ele também vencera em Indianápolis, nos Estados Unidos. O britânico Cal Crutchlow, da Tech 3 Yamaha, completou o pódio da prova.

A próxima etapa do campeonato da MotoGP será disputada no circuito de San Marino, na Itália, no dia 16 de setembro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.