Pelé lamenta a morte de Dorval e se declara para o atacante: 'melhor ponta-direita da história'

Ambos fizeram parte do histórico Santos da década de 60 e formaram, com Pepe, Mengálvio e Coutinho, o chamado 'Ataque dos Sonhos' da equipe da Vila Belmiro

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Pelé usou as redes sociais neste domingo para lamentar a morte de Dorval, seu colega de Santos e com quem dividiu várias vezes o quarto nas concentrações do time da Vila. Ele e Pelé começaram no mesmo ano a defender o clube da Baixada, 1956, e formaram um dos melhores ataques do futebol brasileiro. No Instagram, o Rei, em tom emocionado, escreveu que o atacante santista foi "o melhor ponta-direita da história", e que o "Santos perdeu um herói". "Todos que amam futebol acordaram tristes hoje. Meu grande amigo, parceiro e o melhor ponta-direita da história, Dorval Rodrigues, se despediu de nós. O Santos perdeu um herói. O futebol perdeu um gênio. Descanse em paz, meu amigo", postou o Rei, que recebeu alta do hospital onde estava internado na semana passada a fim de passar o Natal com os familiares.

Dorval, atacante que fez história no Santos na década de 60. O "melhor ponta-direita da história", segundo Pelé. Foto: Celso Junior/AE

Dorval e Pelé tinham uma relação bastante próxima. O ponta-direita estreou pela equipe da Vila no dia 7 de setembro de 1956, contra o Corinthians de Santo André, na mesma partida em que Pelé marcou seu primeiro de muitos gol com a camisa alvinegra. Pelé tem cinco anos a menos do que Dorval. A amizade e o respeito entre ambos perduraram para sempre. Os dois jogadores chegaram ao Santos na mesma época e, por isso, foram colegas de quarto na concentração do Estádio da Vila Belmiro e depois na pensão da Dona Georgina, onde outros jogadores do time também moravam. Dorval era rápido e habilidoso. Era muito acionado por Pelé na direita. Dorval e Pelé formaram o "Ataque dos Sonhos" do histórico time do Santos daquele década comandado pelo técnico Lula. Os dois atuavam na linha de frente ao lado de Pepe, 'o canhão da Vila', Mengálvio e Coutinho. Assim como o Rei citou em sua postagem, Dorval é considerado, por muitos, o melhor ponta-direita da história do Santos. No total, Dorval jogou 612 partidas com a camisa do Santos, número que o coloca como o quinto jogador que mais atuou pela equipe em todos os tempos. Com seus 194 gols, é o sexto maior artilheiro da história do clube.

PUBLICIDADE

Além de Pelé, Pepe também de pronunciou sobre a morte de Dorval. Nas redes sociais, o "Canhão da Vila" escreveu: "Coração triste demais. Que Deus conforte sua família", escreveu o ex-jogador.

Morte do ídolo

Um dos maiores ídolos da história do Santos, o Dorval morreu neste domingo aos 86 anos de idade. Ele estava internado na Casa de Saúde de Santos "com quadro clínico delicado, com muita tosse", de acordo com comunicado do próprio clube. Segundo familiares, o velório será realizado no Salão de Mármore, na Vila Belmiro, em horário ainda a ser divulgado. A direção do Santos decretou luto de sete dias.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.