Publicidade

Pesquisa aponta preferência dos brasileiros em Jogos Olímpicos

Audiência, incentivo e tecnologia: pesquisa revela comportamento do brasileiro durante o evento

PUBLICIDADE

Por Denise Bonfim
Atualização:

SÃO PAULO - Alguns dos esportes que não fazem parte do dia dia do torcedor brasileiro ganham destaque com a chegada da Olimpíada. Natação, basquete e atletismo são três deles. O torcedor gosta, mas não está habituado a acompanhar com a mesma disposição e paixão do futebol. Pesquisa divulgada pela Octagon, empresa de consultoria e ativação de esportes e entretenimento, mostrara que nos Jogos Olímpicos de Londres, homens e mulheres têm gostos diferentes e travarão uma dura disputa em casa pelo controle remoto da tevê, tanto pela variedade de programação e quantidade de atletas brasileiros nas provas por medalhas quanto pelas divergências na escolha da modalidade.A natação, uma das modalidades que pouco figuram no noticiário esportivo, se revelou de grande interesse por ambos os sexos. Em números, 31% dos homens responderam à pesquisa dizendo que assistirão às competições, deixando o esporte em 3.º lugar no ranking do público. Por outro lado, 43% da ala feminina assistirá a disputa brasileira por medalhas deste esporte.Apesar de o Brasil ainda estar construindo sua tradição olímpica em esportes menos tradicionais, os grandes atletas brasileiros puxam a audiência. A medalha de prata na preferência masculina vai para a equipe brasileira de basquete, enquanto a primeira colocação permanece com a paixão nacional – o futebol, que aparece apenas como 3.ª opção para as mulheres. 55% delas definiram a ginástica como prioridade no interesse.

PUBLICIDADE

A pesquisa revela ainda que 38% dos entrevistados acompanharão os eventos ao vivo, durante todo o dia, e 27% gravarão os destaques pela TV.Tabela Comparativa – os esportes mais atraentes para o público

Esporte     Homens     MulheresFutebol        65%           38%Basquete      34%          21%Natação       31%          43%Atletismo      25%          28%Ginástica      19%          55%Ciclismo       18%          16%Tênis            18%          14%Boxe            17%          13%Hipismo       10%          15%Remo            7%           12%

INCENTIVO – Ainda segundo as pesquisas, a experiência dos jogos de Londres instigou o brasileiro a participar da próxima Olimpíada, no Rio de Janeiro, em 2016. O interesse varia da audiência à participação. 93% dos fãs do evento estão interessados em assistir as cerimônias de abertura, 82% as cerimônias de encerramento. Já 62% da população gostaria de participar da Vila dos Patrocinadores, 60% de ser voluntário. Por fim, 59% dos entrevistados gostaria de fazer parte do tradicional revezamento da tocha olímpica.

TECNOLOGIA – A internet será uma grande aliada dos expectadores brasileiros. Quase metade dos entrevistados – 46%, afirmaram que utilizarão a ferramenta para se atualizar quanto as competições, complementando o conteúdo fornecido pela TV. Homens estão mais propensos a utilizar esse recurso.

61% da população planeja usar a internet para acessar dados das competições, 30% utilizarão a internet do celular para essa busca. 30% dos entrevistados planejam interagir com amigos via torpedo sms sobre os Jogos.

Ao todo, foram entrevistados online 400 brasileiros entre 16 e 54 anos.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.