Publicidade

Phelps é suspenso por 6 meses e é retirado do Mundial

Maior campeão olímpico da história foi flagrado dirigindo alcoolizado e também foi impedido de se inscrever no Mundial do próximo ano.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Custou muito caro para o norte-americano Michael Phelps o último escândalo em que se envolveu. Flagrado dirigindo embriagado na semana passada, o maior campeão olímpico de todos os tempos foi duramente punido nesta segunda-feira pela USA Swimming. A entidade que gere a natação nos Estados Unidos anunciou a suspensão do atleta por seis meses. Além disso, ele impedido de se inscrever no Mundial de Kazan, na Rússia, no ano que vem.

Dono do maior número de medalhas na história olímpica, Phelps foipunido por dirigir embriagado Foto: NYT

PUBLICIDADE

A USA Swimming justificou a suspensão e apontou que Phelps violou o código de conduta da entidade. O Comitê Executivo aprovou a sanção, que entra em vigor imediatamente. A punição o impede de participar de competições oficiais até o dia 6 de abril de 2015, mas não de treinar em seu clube em Baltimore.

Além do gancho, Phelps deixará de receber o pagamento mensal da federação durante este período, e teve sua inscrição no Mundial cancelada, mesmo com a competição marcada para um período após o fim da sanção - em agosto do ano que vem. O nadador norte-americano concordou com as medidas.

"A conduta do Michael foi séria e pede consequências significativas", declarou o diretor executivo da USA Swimming, Chuck Wielgus. "Nós endossamos e estamos aqui para dar apoio pessoal irrestrito às suas próximas ações pessoais", completou.

O próprio Phelps se mostrou decepcionado com sua atitude após o ocorrido e no último domingo chegou a anunciar que estava se afastado temporariamente do esporte. Ele ainda não se manifestou sobre os rumos de sua carreira após a punição.

Phelps foi detido nas primeiras horas da última terça-feira após ser flagrado sob influência de bebida alcoólica ou droga, na cidade de Baltimore. De acordo as informações da polícia, o nadador trafegava a 135 km/h, velocidade que foi detectada por um radar, em uma área em que o limite é de 72 km/h.

Assim, policiais pararam Phelps, que dirigia uma Land Rover, logo após ele passar por uma praça de pedágio. O nadador, então, foi acusado por exceder o limite de velocidade, de estar embriagado - a polícia só não precisou qual substância foi consumida pelo nadador multicampeão olímpico - e também por cruzar as linhas de pista dupla do túnel.

Publicidade

De acordo com as autoridades locais, Phelps cooperou com os policiais. Posteriormente, ele foi liberado. Esta é a segunda vez que o nadador olímpico enfrenta uma acusação de dirigir embriagado em Maryland - a outra foi em 2004. Agora, ele voltará a responder um processo judicial.

O nadador é o maior campeão olímpico de todos os tempos, tendo conquistado 22 medalhas, sendo 18 de ouro. Após quase dois anos de aposentadoria, Phelps voltou a competir no mês de abril. Ele venceu os 100m borboleta no Pan Pacífico, e levou a prata no 200m medley na competição, a mais importante da temporada.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.