Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Phelps está cotado para ser Tarzan do novo milênio

Nadador pode representar herói que fez sucesso com outro campeão olímpico, Johnny Weissmüller

O Estado de S.Paulo

23 de agosto de 2012 | 03h04

Depois da consagração como o maior atleta olímpico de todos os tempos nos Jogos de Londres, o norte-americano Michael Phelps tem algumas opções para aproveitar a aposentadoria. Uma delas é seguir os passos do mais famoso nadador fora das piscinas, Johnny Weissmüller, e migrar para o cinema no papel de Tarzan do novo milênio.

Segundo o jornal britânico The Sunday Times, Phelps estaria na mira da companhia cinematográfica Warner, que gostaria de ter o nadador sob a direção do britânico David Yates, mais conhecido por seu trabalho nos quatro últimos dos oito filmes da série Harry Potter.

A parceria cinema-esporte já teve sucesso no passado. Weissmüller ganhou cinco medalhas de ouro em duas participações olímpicas, em Paris/1924 e Amsterdã/1928 na natação e mais um bronze no polo aquático, em 1924. Bateu 67 recordes mundiais. Depois, foi contratado pela MGM, na qual fez sua estreia no cinema em 1932 como Tarzan, da obra de Edgar Rice Burroughs, de 1912. Na sequência, fez mais cinco filmes incorporando o personagem até que os direitos de Tarzan foram adquiridos pela RKO. Lá, participou de mais seis filmes da série.

Outro ex-campeão olímpico, Clarence Linden "Buster" Crabbe, bronze em Amsterdã em 1928 e ouro em Los Angeles 1932, protagonizou outra versão de Tarzan, no ano seguinte de sua vitória olímpica, mas ficou mais conhecido por sua performance em uma das primeiras filmagens do herói Flash Gordon, em 1936 e na série Buck Rogers, em 1939.

Outra atleta que ganhou fama no cinema foi a norueguesa Sonja Henie, patinadora artística no gelo, tricampeã olímpica nos Jogos de Inverno de St. Moritz/1928, Lake Placid/1932 e Garmisch-Partenkirchen/1936. No cinema ela foi contratada pela Twentieth Century Fox em 1936, tornando-se por algum tempo a atriz mais bem paga de sua época.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.