Pictogramas dos Jogos Olímpicos de 2016 são lançados no Rio de Janeiro

Ilustrações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira

O Estado de S. Paulo

07 Novembro 2013 | 11h00

RIO - Em evento realizado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, foram lançadas as ilustrações dos 64 pictogramas da Olimpíada de 2016. Faltando exatos 1.002 dias para o início dos Jogos, que serão sediados no Rio de Janeiro. As 41 modalidades olímpicas foram representadas em desenhos com fundo em formato do Morro do Pão de Açúcar. Além dessas 41, completam a lista as 23 ilustrações das Paralimpíadas. O Rio se prepara para receber os Jogos depois de ter um bom teste no Pan-Americano de 2007. 

O conceito tipográfico dos pictogramas, desenvolvido pela empresa Dalton Maag, foi inspirado nas letras e números do logotipo Rio 2016 e na essência dos Jogos, paixão e transformação, que une as marcas Olímpica e Paralímpica. "Esse é um dos nossos diferenciais na história dos Jogos", destacou o Presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. A palavra pictograma vem do grego e do latim. Na sua origem, significa "palavra pintada".

PICTOGRAMAS RIO 2016

É uma tradição na história dos Jogos Olímpicos Modernos, o país-sede desenvolver os pictogramas olímpicos de acordo com sua percepção nacional. A primeira vez que isso ocorreu foi na Olimpídas de Tóquio, de 1964. Desde então, toda edição da competição esportiva mais charmosa do mundo investe em desenhos característicos simbolizando todos os esportes e modalidades da competição. A diretora de Marca do Comitê Olímpico, Beth Lula, explica a importância dos pictogramas para engajar o público no evento. "O uso dos pictogramas daqui até 2016 servirá como plataforma de comunicação para a promoção dos esportes, ativação dos parceiros e para marcar toda a identidade visual dos Jogos, o que inclui sua aplicação na decoração das instalações, na sinalização, nos ingressos, nos produtos licenciados, entre outros".

PICTOGRAMAS OLÍMPICOS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.