Por doping, Glauber Silva está fora da Olimpíada

Nadador foi flagrado por excesso de testosterona no organismo durante a Tentativa Olímpica, em maio, quando obteve índice

RIO , O Estado de S.Paulo

28 de junho de 2012 | 03h06

O nadador Glauber Silva está fora dos Jogos de Londres. O atleta do Minas Tênis recebeu suspensão de dois anos por excesso de testosterona no organismo. Glauber foi flagrado durante a Tentativa Olímpica, em maio, quando obteve índice olímpico nos 100m borboleta. A punição foi divulgada ontem pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Também foram anunciadas suspensões para Flavia Delaroli, do Pinheiros, e Pâmela de Souza, do Corinthians. O exame de Flavia acusou a substância tuaminoheptano e a nadadora pegou gancho de três meses, a contar de 10 de maio, quando testou positivo durante a mesma Tentativa Olímpica. Pâmela foi suspensa por seis meses pelo uso de furosemida.

Glauber solicitou a análise da amostra B e alegou alteração no organismo que produz alta variação hormonal. Mas os especialistas da CBDA - o painel foi formado pelos médicos Eduardo de Rose, Marcus Bernhoeft e Sandra Soldan - argumentaram que o teste indicava uso por via exógena. A punição conta desde 16 de junho.

A pena de Flavia foi reduzida porque a CBDA levou em conta que a substância estava presente em medicamento usado há anos e que ela havia relatado sua utilização. A suspensão se deu por "negligência".

No caso da corintiana Pâmela, flagrada durante o Troféu Maria Lenk, em abril, os médicos entenderam que não houve intenção de aumento de desempenho.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.