PRANCHETA DO PVC: Neymar e mais dez na seleção de Felipão

A primeira reunião de Felipão e Parreira na volta do Réveillon deve ser para montar um quebra-cabeças. Como convocar a seleção para o amistoso do dia 6 de fevereiro, contra a Inglaterra, levando em conta os jogadores em atividade no Brasil, se eles voltarão aos campos no dia 20? E justamente nessa semana deve ser feita a convocação, para atender à exigência da Fifa de negociar a liberação dos que jogam no exterior 15 dias antes de cada data para seleções.

Paulo Vinicius Coelho, O Estado de S.Paulo

31 de dezembro de 2012 | 02h02

O problema não vale para Thiago Silva, Neymar, Kaká... Mas Ronaldinho Gaúcho estará em forma para retornar ao time nacional, se sua estreia pelo Atlético em 2013 está marcada para 3 de fevereiro? O que não é quebra-cabeças para Felipão é a ideia de que há jogadores mais velhos, para a seleção seguir o velho conselho de Nelson Rodrigues aos jovens: envelheçam. Nesse ponto, Felipão está seguro de que pode voltar a testar os experientes. Pode haver lugar para Maicon, reserva do Manchester City na lateral direita. Pode haver vaga para Luis Fabiano ou Fred, até porque o novo técnico sempre gostou de ter um centroavante.

Isso muda a situação de Neymar. Com Mano Menezes, Neymar jogava por dentro, um ponta de lança mais próximo ao gol. Com Felipão, pode voltar ao lado esquerdo. Será assim se o novo treinador adotar seu sistema preferido desde que chegou a Portugal, em 2002, o 4-2-3-1.

Neymar mais longe da linha lateral tem a vantagem de explorar uma de suas maiores virtudes, a capacidade de fazer gols. "Eu estava gostando de jogar assim... Como eu prefiro? Tanto faz! Eu quero é jogar!", diz Neymar.

Se Neymar pode ter gente mais experiente por perto, dividir mais a responsabilidade, uma coisa não muda com Felipão: é Neymar e mais dez.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.