Ivan Sekretarev / AP
Ivan Sekretarev / AP

Presidente do Comitê Olímpico da Rússia anuncia sua renúncia

Dirigente passou grande parte do mandato lutando contra acusações de doping generalizado no esporte do país europeu

Estadão Conteúdo

02 Maio 2018 | 10h34

O presidente do Comitê Olímpico da Rússia (ROC, na sigla em inglês), Alexander Zhukov, anunciou nesta quarta-feira a sua decisão de renunciar ao cargo, apenas três meses após os atletas do país competirem como neutros nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.

+ Atletas russos são acusados de trabalhar com técnico banido após caso de doping

+ Wada revela que ocorreram quase 1600 violações antidoping em 2016

Zhukov, que também e vice-presidente do parlamento e membro do partido governista Rússia Unida, disse que deseja se concentrar na sua carreira política, de acordo com comunicados publicados por agências de notícias locais.

O dirigente assumiu a presidência do comitê em 2010 e passou grande parte da sua gestão lutando contra as acusações de doping generalizado no esporte russo. "Na complexa situação que tem ocorrido no esporte internacional nos últimos tempos, é muito importante que o líder que se encarrega do Comitê Olímpico da Rússia trabalhe em tempo integral no ROC", disse Zhukov.

Sua decisão de deixar o cargo abre o caminho para o vice-presidente do organismo, Stanislav Pozdnyakov, nas eleições marcadas para 29 de maio. Pozdnyakov é o único candidato confirmado.

Pozdnyakov liderou a delegação de "Atletas Olímpicos da Rússia" nos Jogos de Inverno na Coreia do Sul, em que o país não pôde competir com sua equipe como punição pelo escândalo de doping. Como atleta, Pzdnyakov ganhou um ouro olímpico na esgrima, nos Jogos de Barcelona, em 1992.

Zhukov também é membro do Comitê Olímpico Internacional e, a menos que a entidade vote para permitir a entrada de seu sucessor, sua partida vai deixar o ROC com dois representantes ao invés de três no COI.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.