Prova ciclística 9 de julho volta a percorrer avenidas em São Paulo

Pelos motivos mais diversos, a Volta Ciclística 9 de Julho deixou as ruas de São Paulo, chegou a mudar de nome e até parou de ser disputada. Em um momento em que a prefeitura da cidade incentiva a utilização de bicicletas como meio de transporte, a mais tradicional prova ciclística do calendário nacional está de volta ao seu antigo palco: as ruas paulistanas.

DEMÉTRIO VECCHIOLI, Estadão Conteúdo

30 de junho de 2015 | 20h17

A realização da 9 de Julho, na data em que se relembra a Revolução Constitucionalista de 1932, foi confirmada nesta terça-feira pela Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e pela Fundação Cásper Líbero, que, tal como a Corrida Internacional de São Silvestre, criou o evento e detém o direito de organizá-lo.

Pelo que divulgaram a FPC e a Cásper, a 69.ª edição da 9 de Julho vai ter largada e chegada na avenida Lineu de Paula Machado (em frente ao Jockey Club de São Paulo). O circuito, de 28,3 quilômetros, inclui avenidas importantes das zonas Sul e Oeste da cidade, como a Cidade Jardim, Juscelino Kubitschek, República do Líbano, Pedro Álvares Cabral e Pedroso de Moraes.

Por ser uma competição de alto rendimento, a 9 de Julho não aceita inscrições de atletas amadores. Podem se inscrever apenas os ciclistas filiados à FPC ou às equipes convidadas por serem líderes do ranking brasileiro, entre elas a DataRo, de Cascavel (PR), e a Avaí/FME, de Florianópolis. Do time catarinense saiu o campeão brasileiro de estrada, Everson Camilo, no fim de semana passado.

De acordo com a Fundação Cásper Líbero, a 9 de Julho foi instituída em 1932 em homenagem à Revolução Constitucionalista. A partir do a ano seguinte, foi realizada pelo jornal A Gazeta Esportiva. Sua última edição foi em 2011, dentro do Autódromo de Interlagos. As provas anteriores também foram realizadas em locais fechados, como o Parque Villa-Lobos.

O material disponibilizada pelo Federação Paulista de Ciclismo não detalha se a competição conta com apoio do Governo do Estado ou da Prefeitura de São Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
ciclismoVolta Ciclística 9 de Julho

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.