Divulgação/Jungle Fight
Divulgação/Jungle Fight

Punk de 36 anos tenta alcançar a semifinal do Jungle Fight no Pelezão

Gameth, que começou na capoeira, desafia Pedro da Rosa Neto na edição 43 do Jungle Fight

Alessandro Lucchetti, O Estado de S. Paulo

28 de setembro de 2012 | 19h10

SÃO PAULO - Quem não conhece o Pelezão? Quem não conhece tem bons motivos para ir ao local, que atende também pelo nome Clube Escola Lapa. Neste sábado, o Pelezão, centro esportivo que reúne piscina, quadras e outras instalações esportivas, vai receber a 43ª edição do evento de MMA (ates marciais mistas) Jungle Fight. O encontro de brutamontes começa às 20h. Haverá sete combates. Os vencedores ficarão a uma vitória de disputar o cinturão de suas divisões de peso.

Um dos duelos mais interessantes opõe Edvaldo Oliveira "Gameth", da Team Master, a Pedro da Rosa Neto (Garra Team/Combat Rider), na categoria até 84kg. Gameth ganhou o apelido de leitores das histórias em quadrinhos dos X-Men que não conseguiam falar direito o nome Gambit. Edvaldo, um punk que gosta de ouvir as pancadas sonoras das bandas Cólera, Olho Seco e Os Execradores tinha um cabelo vermelho arrepiado e era magrinho. Ou seja, parecia-se com um dos mutantes criados por Chris Claremont e Jim Lee para a Marvel Comics, aquele que tinha habilidade para manipular energia cinética e usa um cajado.

Aos 36 anos, Gameth, mesmo com um cartel que não é dos mais vitoriosos (23 vitórias e 15 derrotas) recusa-se a jogar a toalha. Retroceder nunca, render-se jamais, já ensinava Jean-Claude Van Dame. Lidar com dificuldades extremas é algo que faz parte do dia a dia de Edvaldo há tempos.

Logo em sua primeira luta, sem treinador e apenas com algum conhecimento do jogo da capoeira e do muay-thai, Gambit impressionou. Impressionou e perdeu. Em suas palavras, "perdeu mas convenceu". Vendeu caro, no segundo assalto, por nocaute técnico, uma derrota para um lutador que tinha uma estrutura bem mais portentosa, Rocky Oliver, da afamada Brazilian Top Team. Para não ficar muito por baixo, o punk se inscreveu como integrante do "Porteirinha" Team.

Porteirinha é uma cidade mineira situada perto da Bahia, inserida no famigerado Polígono da Seca. O capoeirista  morou lá durante suas andanças em busca de trabalho. Ele já se virou como lavrador, ajudante de pedreiro, comerciário em depósito de construção e em loja de produtos infantis e segurança. Hoje, Gameth ganha a vida instruindo outros lutadores e competindo.

Quando iniciou sua carreira, em 98, Gameth treinava sozinho, sem orientação de treinador algum. Sua estratégia era das mais simples. "Minha estratégia era meter a porrada", brinca. Nos dias que correm, Gameth se considera bem mais completo. "Sei me virar bem também no chão, e já ganho lutas com finalização. Sei que o Pedro vai tentar me derrubar para resolver no jiu-jítsu. Vamos ver".

Gameth, que já se pareceu mais com Gambit, agora se assemelha a outro personagem do X-Men, segundo suas próprias palavras. "Estou careca e lembro mais o Professor Charles Xavier. Só falta a cadeira de rodas". Advertido pelo repórter que corre o risco de terminar mesmo numa cadeira de rodas, uma vez que o MMA é esporte de alto risco, Edvaldo não se impressionou. "Andar de avião é mais perigoso".

Outro combate aguardado da programação também pertence à categoria dos 84kg. Kleber Orgulho (Champion Team) mede forças com Itamar Rosa (Union Team/Scorpion Muay Thai). O Pelezão fica na Rua Belmont, 957, no bairro da Lapa, na zona oeste de São Paulo.

Card completo

Kleber Orgulho (Champion Team) x Itamar Rosa (Union Team/Scorpion Muay Thai) - Eliminatória Peso Médio, até 84 kg

Edvaldo Oliveira Gameth (Team Master) x Pedro da Rosa Neto (Garra Team/Combat Rider) Eliminatória Peso Médio, até 84 kg

Bazan Rojas (Barbosa Team-Bolívia) x Sean "Cubby" Peters (Xgym-USA) - Eliminatória Peso Leve, até 70 kg

Lucio Curado (Popo Fight Center) x Gabriel Moraes Moreira (Fight Society) - Eliminatória Peso Leve, até 70 kg

Ary Santos (7 Bala-Nova União) x Robert "Pato" Fonseca (Ducks Team) - Eliminatória Peso Leve, até 70 kg

Douglas Bertazini (C.T. Miguel Repanas ) x Elias Silvério (Barbozinha Team) - Eliminatória Peso Meio-Médio, até 77 kg

Reginaldo Vieira (Bolado Gold Team) x Ronaldo Gauss (Elite Thai MMA Team) - Peso Galo, até 61 kg

Tudo o que sabemos sobre:
MMAJungle FightGamethUFCLutas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.