Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE
Daniel Forster/Divulgação
Daniel Forster/Divulgação

Quatro iatistas estão bem perto da Olimpíada de Londres

Scheidt e Prada, da Star, Zarif, na Finn, e Bimba, da RS:X podem garantir vaga para Jogos

O Estado de S.Paulo

09 de fevereiro de 2012 | 03h08

BÚZIOS - A vela do Brasil pode ter nesta quinta-feira seus primeiros nomes confirmados para a Olimpíada de Londres. A dupla Robert Scheidt e Bruno Prada, que lidera com folga a disputa na classe Star da Semana Brasileira de Vela em Búzios (RJ), tem tudo para assegurar presença nos Jogos. Como os dois venceram o Mundial de Perth, Austrália, não necessitariam de uma terceira competição para "carimbar o passaporte". É o mesmo caso de Jorge Zarif, na classe Finn e de Ricardo Winicki, o Bimba, na classe RS:X.

Nesta quarta foi dia de ventos fracos em Búzios mas, mesmo com a situação adversa, Scheidt e Prada garantiram o primeiro lugar na única regata. "O importante foi o resultado, não o dia de velejada. Foi bom a comissão de regatas decidir fazer apenas uma prova, porque condições como essa dão muita margem para o azar", resumiu Scheidt.

Prada ressaltou que a previsão do tempo para hoje é de ventos mais fortes, que poderá beneficiá-los. A Semana de Vela é disputada em 11 regatas, sem a medal race (regata que vale o dobro de pontos).

Até a última quarta cinco regatas já tinham sido disputadas e, pelas regras da competição, é possível a fazer até três regatas por dia.

Scheidt e Prada têm cinco pontos perdidos, sete a menos do que os vice-líderes Gastão Brun e Gustavo Kunze.

Zarif, com vantagem de 5 pontos perdidos contra 10 de Pedro Souza, não esconde a agitação. "Estou ansioso para disputar a minha primeira Olimpíada. O meu objetivo será chegar entre os 10 primeiros e acumular experiência para 2016."

No feminino, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão perto de levar a disputa da vaga olímpica da classe 470 para a Taça Rainha Sofia, na Espanha. As duas estão na frente de Isabel Swan e Martine Grael, que marcaram pontos em Perth.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.