Manuel Bruque/EFE
Manuel Bruque/EFE

Queniano Kiptum quebra recorde mundial da meia maratona em Valencia

Fundista completa os 21km em 58 minutos e 18 segundos, 5s mais rápido que a marca anterior

Estadão Conteúdo

28 Outubro 2018 | 10h38

O queniano Abraham Kiptum estabeleceu neste domingo o novo recorde mundial da meia maratona. O atleta alcançou o feito na prova em Valência, ao completar os pouco mais de 21km em 58min18s, cinco segundos a menos do que a antiga marca, estabelecida por Zersenay Tadese, da Eritreia, em 2010.

Kiptum teve as melhores condições para alcançar o feito, em um circuito considerado rápido e diante de um clima favorável, de aproximadamente 11ºC. O queniano estava no pelotão que abriu distância a partir dos 10km e, depois, mostrou-se em grande forma para disparar na ponta.

"Eu não posso acreditar, estou nas nuvens", declarou o atleta. "Obviamente, eu sabia que estava em boa forma, porque consegui minha melhor marca em Copenhague no mês passado, mas estava ansioso para correr em Valência porque é um dos circuitos mais rápidos em que já corri e estava confiante."

Kiptum foi seguido por dois etíopes, Jemal Yimer e Abadi Hadis, respectivamente. Já entre as mulheres, a Etiópia subiu ao lugar mais alto do pódio com Gelete Burka, com o tempo de 1h06min11s. Alia Mohammed Saeedm, dos Emirados Árabes Unidos, em segundo, e Edith Chelimo, do Quênia, em terceiro, completaram o pódio.

 

 

Mais conteúdo sobre:
atletismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.