Brian Snyder/Reuters
Brian Snyder/Reuters

Queniano vence Maratona de Boston e quebra recorde

Robert Kiprono Cheruiyot superou etíopes e norte-americanos ao completar prova em 2h5min52s

AE, Agência Estado

19 de abril de 2010 | 13h54

O queniano Robert Kiprono Cheruiyot venceu nesta segunda-feira a versão masculina da Maratona de Boston e bateu o recorde da prova. Ele ganhou a prova em 2 horas, 5 minutos e 52 segundos, superando a marca anterior, que era do também queniano Robert Kipkoech Cheruiyot, que já triunfou quatro vezes na prova, mas está contundido e não competiu neste ano. Em 2006, ele completou a prova em 2 horas, 7 minutos e 14 segundos.

Para triunfar, Cheruiyot, de apenas 21 anos, teve que superar os etíopes Tekeste Kebede, que chegou em segundo lugar, 1 minuto e 31 segundos depois, e Deriba Merga, que terminou em terceiro lugar e era o atual campeão da Maratona de Boston. Os norte-americanos Ryan Hall e Meb Keflezighi vieram logo atrás.

A prova feminina foi mais equilibrada e definida apenas nos metros finais. A etíope Teyba Erkesso venceu com o tempo de 2 horas, 26 minutos e 11 segundos. Ele foi apenas três segundos mais rápida do que a russa Tatyana Pushkareva. A diferença foi a menor da história da disputa entre mulheres da Maratona de Boston.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.