Rafael Luz, um substituto para Marcelinho Huertas

A posição de armador é a que mais preocupa para o pré-olímpico. Jovem de 19 anos tem agradado Rubén Magnano

Alessandro Lucchetti, O Estado de S.Paulo

13 de agosto de 2011 | 00h00

Não são poucas as fontes de dores de cabeça para o técnico Rubén Magnano. Além do desfalque de três jogadores da NBA - Nenê, Leandrinho e Anderson Varejão -, não existe hoje um jogador pronto para ser o reserva do armador Marcelinho Huertas. Magnano não esconde que Huertas terá de ir para o sacrifício, jogando pelo menos 35 minutos por partida no Pré-Olímpico que começa no fim do mês na Argentina.

Se o Brasil tem dificuldades nessa posição, há ao menos boas promessas. Rafael Luz, 19 anos, estreou no amistoso de anteontem contra o México. Começou jogando e, ao que parece, ganhou pontos com Magnano.

Rafael é parte de um clã basqueteiro - irmão de Helen, Silvinha e Cíntia, todas ex-jogadoras da seleção, e filho do treinador Nelson Luz, o Morto.

Rafael se destacou em clínicas de basquete aos 14 anos e chamou a atenção de olheiros do Barcelona, Real Madrid e Estudiantes, de Madri. Mas Morto queria que o clube bancasse um apartamento para Rafael morar com sua mãe. Apenas o Unicaja, de Málaga, topou. Na próxima temporada ele atuará pelo Alicante, para acumular experiência.

"Fominha", na definição de Morto, Rafael completava nos treinamentos o elenco do antigo time do ex-jogador e técnico Marcel, o Tahitian Noni/Jundiaí, antes de ir para a Espanha. Durante os jogos, enxugava a quadra com um rodo e arremessava nos intervalos. Tudo para acompanhar de perto as partidas de um time adulto. "O Rafa é humilde e mostrou muita vontade de aprender", diz Morto.

Rafael afirma que não se vê em vantagem na luta para permanecer no grupo, que hoje reúne 14 atletas. Dois serão cortados antes do Pré-Olímpico de Mar del Plata.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.