Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE
Andry Rain/EFE - 26/11/2010
Andry Rain/EFE - 26/11/2010

Rafael Nadal, Sebastian Vettel e Lionel Messi são indicados ao prêmio Laureus

Vencedores do 'Oscar do esporte' serão revelados em 7 de fevereiro, em Abu Dabi

AE, Agência Estado

11 de janeiro de 2011 | 14h20

Foram anunciados nesta terça-feira os indicados ao prêmio Laureus, que é conhecido como o Oscar do esporte. São seis finalistas na categoria de Melhor Atleta do Ano, tanto no masculino quanto no feminino, reunindo grandes estrelas como Rafael Nadal, Sebastian Vettel, Lionel Messi, Kim Clijsters e Serena Williams. Os vencedores serão revelados em cerimônia marcada para o dia 7 de fevereiro, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Na premiação masculina, o vencedor será inédito. A disputa deste ano terá o tenista espanhol Rafael Nadal, o pugilista filipino Manny Pacquiao, o piloto alemão de Fórmula 1 Sebastian Vettel, o jogador norte-americano de basquete Kobe Bryant, o jogador argentino de futebol Lionel Messi e o jogador espanhol de futebol Andres Iniesta.

Entre as mulheres, a tenista norte-americana Serena Williams pode ganhar o prêmio de Melhor Atleta do Ano pela terceira vez na história, repetindo 2003 e 2010. Dessa vez, suas adversárias são a belga Kim Clijsters (tênis), a dinamarquesa Caroline Wozniacki (tênis), a norte-americana Lindsey Vonn (esqui), a britânica Jessica Ennis (atletismo) e a croata Blanka Vlasic (atletismo).

O Laureus premia mais cinco categorias anualmente, em eleição que conta com os votos de 46 ex-atletas que fizeram parte da história do esporte: Melhor Equipe, Revelação do Ano, Melhor Retorno ao Esporte, Melhor Atleta Paraolímpico e Melhor Atleta de Esportes Radicais.

Na disputa de Melhor Equipe, destaque para a seleção espanhola de futebol, campeã na Copa na África do Sul, que disputará com Inter de Milão, Los Angeles Lakers e Red Bull, entre outros. Nos esportes radicais, o favorito é o surfista norte-americano Kelly Slater, que conquistou o título mundial pela 10ª vez na história. Como revelação, desponta o nome do jogador de futebol Thomas Müller, do Bayern de Munique e da seleção alemã. E na eleição do Melhor Retorno, os maiores candidatos são a tenista belga Justine Henin, o velocista norte-americano Tyson Gay e o piloto italiano Valentino Rossi.

O único representante brasileiro na eleição deste ano do Laureus é o nadador Daniel Dias, que busca seu segundo prêmio como Melhor Atleta Paraolímpico - já venceu em 2009. Na última temporada, ele bateu cinco recordes mundiais e conquistou oito medalhas de ouro no Mundial da Holanda. E seus concorrentes são a alemã Verena Bentele (esqui), o australiano Matt Cowdrey (natação), o eslovaco Jakub Krako (esqui), a holandesa Esther Vergeer (tênis) e a canadense Lauren Woolstencroft (esqui).

Tudo o que sabemos sobre:
esporteprêmio Laureus

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.