Michel Spingler/AP
Michel Spingler/AP

Rafaela Silva conquista prata no Mundial de Judô

Brasileira iguala o resultado obtido por Mayra Aguiar na última edição do evento

WILSON BALDINI JR., Agência Estado

24 de agosto de 2011 | 12h54

PARIS - Rafaela Silva conquistou nesta quarta-feira a medalha de prata no Mundial de Judô, em Paris, na França. Com apenas 19 anos, ela perdeu para a japonesa Aiko Sato na final da categoria leve (até 57kg). Assim, igualou o melhor resultado feminino do Brasil na história da competição - Mayra Aguiar também foi prata na edição do ano passado, em Tóquio, no Japão.

Revelada pelo Instituto Reação, criado pelo também judoca Flávio Canto, Rafaela Silva já tinha conquistado a medalha de ouro no Mundial Júnior de 2008. Agora, ela ganhou a prata na categoria adulto, garantindo sua presença na Olimpíada de Londres, em 2012 - atualmente na sétima colocação, a brasileira deve subir bastante no ranking do peso leve.

Foi a terceira medalha do Brasil em apenas dois dias de disputa do Mundial de Paris - na terça-feira, levou prata com Leandro Cunha e bronze com Sarah Menezes. Assim, a seleção brasileira fica atrás apenas do Japão - com cinco de ouro, três de prata e uma de bronze - e do Usbequistão - com uma de ouro e uma de bronze - na classificação do campeonato.

Para chegar à medalha de prata, Rafaela Silva fez uma incrível campanha nesta quarta-feira. Contra a espanhola Concepcion Bellorin e a alemã Miryam Roper, ganhou por ippon. Antes, na estreia com a italiana Giulia Quintavalle, venceu por waza-ari. E, diante da grega Ioulietta Boukouvala, avançou após a adversária sofrer quatro punições na luta.

Na semifinal, ao enfrentar a norte-americana Marti Malloy, a jovem judoca brasileira aplicou um ippon quando faltavam apenas 53 segundos para o final da luta. Mas depois, na decisão do título, ela perdeu para a japonesa Aiko Sato, que ocupa o quarto lugar no ranking mundial da categoria e conseguiu um ippon aos 3min42 de combate.

Os outros três judocas brasileiros que entraram em ação nesta quarta-feira foram eliminados precocemente. Na categoria leve (até 57kg), a mesma de Rafaela Silva, Ketleyn Quadros perdeu logo na estreia. Na meio-leve (até 52kg), Érika Miranda foi derrotada na segunda luta. E no masculino, Bruno Mendonça caiu na terceira rodada do peso leve (até 73kg).

CAMPEÕES - Além da vitória de Aiko Sato sobre Rafaela Silva, outras duas medalhas de ouro foram distribuídas nesta quarta-feira no Mundial de Paris, que vai ser disputado até domingo. Na categoria meio-leve (até 52kg), o título ficou com a japonesa Misato Nakamura. E na leve do masculino (até 73kg), o vencedor foi outro judoca japonês: Riki Nakaya.

Tudo o que sabemos sobre:
judôMundialRafaela Silvaolimpíada

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.