Rainha Elizabeth II vai à abertura da Paralimpíada

Cerimônia que celebra início dos Jogos em Londres acontece na noite desta quarta-feira

LONDRES, O Estado de S.Paulo

29 de agosto de 2012 | 03h08

A Paralimpíada começa oficialmente hoje, com a Cerimônia de Abertura, e, como é tradição, há grande expectativa sobre o que os britânicos vão fazer para impressionar o público. A rainha Elizabeth II terá participação, mas provavelmente não da forma inusitada da abertura da Olimpíada, quando "contracenou" com James Bond. Os organizadores do evento fazem mistério, mas a imprensa local tem divulgado a possível presença do casal formado pelo príncipe William e sua mulher, a duquesa de Cambridge, Kate. Certa apenas é a ausência do marido da rainha, príncipe Phillip, que se recupera de uma infecção.

O show, elaborado pelo diretor Stephen Daldry (Billy Elliot), tem como tema central a palavra "Iluminação''. Um grupo formado por três mil voluntários, mais 100 crianças e 100 artistas participarão do espetáculo, que terá como atração inicial o grupo Aerobility, formado por um serviço de caridade britânico que treina pessoas com deficiência para serem pilotos.

O último dia de revezamento da tocha terá a participação de dois brasileiros: o nadador Clodoaldo Silva e a atleta Adria dos Santos. O acendimento da pira deverá ser o ponto alto da festa no Estádio Olímpico. A narração de um texto do cientista Stephen Hawking, que é cadeirante, será atração da abertura. O porta-bandeira da delegação brasileira será o nadador Daniel Dias.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.