Mark Schiefelbein/AP
Mark Schiefelbein/AP

Relembre as dez medalhas de Ana Marcela Cunha em Mundiais de Esportes Aquáticos

Nadadora brasileira conquistou a prova dos 5 km da maratona aquática feminina nesta terça-feira e bateu o recorde na modalidade

Guilherme Amaro, O Estado de S.Paulo

17 de julho de 2019 | 14h19

A conquista da prova de 5 km da maratona aquática feminina do Mundial de Esportes Aquáticos, nesta terça-feira, fez da brasileira Ana Marcela Cunha a maior medalhista em Mundiais. Ao todo, a nadadora de 27 anos subiu ao pódio dez vezes na maior competição da categoria. Ana Marcela estava empatada como a holandesa Edith Van Dijk, que conquistou nove pódios e já está aposentada. Ana Marcela soma quatro medalhas de ouros, duas de prata e outras quatro de bronze. Relembre abaixo todas as medalhas da brasileira:

Ouro e recorde

Ana Marcela se tornou a recordista em medalhas em Mundiais de Esportes Aquáticos nesta semana ao vencer a prova de 5 km da maratona aquática feminina na terça-feira, em Gwangju, na Coreia do Sul. O tempo da brasileira foi de 57min56s, apenas um segundo à frente da francesa Aurelie Muller, que levou a prata com 57min57s.

É Tri

Em 2017, a baiana foi tricampeã da prova de 25 km do Mundial de Esportes Aquáticos. Ela cravou o tempo de 5h22min00s e faturou a medalha de ouro na competição realizada em Budapeste, na Hungria. Ana Marcela tentará o tetra na noite desta quinta-feira.

2017 (parte 2)

Também no Mundial de 2017, Ana Marcela ficou com o bronze na prova de 10 km da maratona aquática, atrás da francesa Aurelie Muller e da equatoriana Samantha Arévalo. A brasileira dividiu o terceiro lugar do pódio com a italiana Arianna Bridi, ambas com o tempo de 2h00min17s2. Na ocasião, a baiana se tornou a maior medalhista do Brasil em Mundiais de Esportes Aquáticos, superando Cesar Cielo, então com seis pódios.

2017 (parte 3)

Ainda em 2017, Ana Marcela conquistou outro bronze. Foi na prova de 5 km da maratona aquática. A chegada também foi definida no "photofinish", recurso que analisa o momento exato da batida de mão da nadadora. A brasileira encerrou a prova com um tempo de 59m11s4, apenas um centésimo à frente da holandesa Sharon Van Rouwendaal, que ficou com a quarta colocação.

Ouro em 2015

A nadadora do Brasil conquistou o bicampeonato da prova de 25 km em 2015, no Mundial realizado em Kazan, na Rússia. Ela cravou o tempo de 5h13m27s e encerrou sua participação naquele campeonato com três medalhas.

Bronze em 2015

Ana Marcela ficou em terceiro lugar no pódio na prova de 5 km de 2015. Ela foi superada pela holandesa Sharon von Roudenwaal (medalha de prata) e pela francesa Aurelie Muller (que ficou com o ouro).

Por equipes

Ainda em 2015, o Brasil festejou a medalha de prata na disputa da prova de 5 km por equipes. O trio verde e amarelo foi formado por Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Diogo Vilarinho. O time da Holanda também ficou em segundo lugar, com o mesmo tempo de 55min50s6. A Alemanha foi campeã da prova, com 55min31s2.

Prata em 2013

No Mundial realizado em Barcelona, na Espanha, o Brasil conquistou uma dobradinha inédita na prova de 10 km. Ana Marcela ficou em segundo lugar, com 1h58m19s5, apenas três décimos a menos do que Poliana Okimoto, outra atleta do País.

Bronze em 2013

Na disputa da prova de 5 km, o Brasil novamente conquistou duas medalhas. Desta vez, Ana Marcela ficou em terceiro lugar, enquanto Poliana Okimoto terminou na segunda colocação. A americana Danita Anderson festejou o ouro.

A primeira conquista

Em 2011, Ana Marcela conquistou sua primeira medalha em Mundiais de Esportes Aquáticos. E foi logo a de ouro. Ela festejou muito. A brasileira conquistou a prova dos 25 km na competição realizada em Xangai, na China. Ela nadou o percusrso com o tempo de 5h29m22s.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.