Fernanda Paradizo/Divulgação
Fernanda Paradizo/Divulgação

Representantes do Centro de Excelência Esportiva ajudam o Brasil a levar o título do Campeonato Sul-Americano Sub-23

País ganhou 51 medalhas na competição; 13 foram conquistadas pelos atletas do CEE

24 de setembro de 2012 | 13h22

Os atletas que integram o Centro de Excelência Esportiva (CEE) ajudaram o Brasil a ganhar o título do Campeonato Sul-Americano/Caixa de Atletismo Sub-23, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. O Brasil levou 37 medalhas a mais do que a Colômbia, segunda colocada. Das 51 medalhas conquistadas pelos brasileiros, treze são dos representantes do CEE, sendo três de ouro, três de prata e cinco de bronze.

Muitos dos jovens atletas que participaram da competição também estiveram presentes na Olimpíada de Londres, e estão se firmando como promessas para o atletismo brasileiro. "A participação do CEE foi muito positiva, com vários atletas fazendo pódio. Isso é muito bom para a evolução do projeto e do atletismo brasileiro e os resultados só não foram melhores por estarmos no final da temporada. Os atletas estão cansados, pois tiveram um ano cheio, o que atrapalhou um pouco", disse o treinador Nélio Moura, um dos organizadores do projeto.

Jonathan Henrique da Silva, ouro no revezamento 4x400m, destacou a importância do Centro de Excelência no seu preparo. "O CEE me ajuda muito, tenho a estrutura que preciso para treinar, e isso é refletido dentro das pistas. Sem essa oportunidade não teria como conseguir os resultados positivos que estou tendo. Neste domingo fizemos uma prova maravilhosa, a equipe foi muito bem", afirma.

No total, mais de 200 atletas fizeram parte do campeonato. Além do Brasil, o evento contou com delegações de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Tudo o que sabemos sobre:
Atletismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.