Daniel Teixeira/Estadão
Daniel Teixeira/Estadão

Resumo Esportivo: Corinthians e Palmeiras triunfam em amistosos

E mais: Barcelona ganha com show de Messi, Brasil perde para a Espanha no Mundial de Handebol e Rali Dacar chega ao seu fim

O Estado de S. Paulo

19 de janeiro de 2015 | 07h00

Conforme janeiro vai passando, os clubes brasileiros vão intensificando os seus respectivos trabalhos na pré-temporada, visando um melhor condicionamento físico e técnico no início do ano. Palmeiras e Corinthians tiveram compromissos neste sentido no fim de semana, e ambos saíram vitoriosos. Além dos rivais paulistas em campo, o fim de semana teve o argentino Messi marcando um hat-trick na goleada catalã para cima do Deportivo La Coruña, o término da 37ª edição do Rali Dacar, entre outros.

AMISTOSOS
O Corinthians encerrou o seu período de pré-temporada nos Estados Unidos com vitória. O Alvinegro virou para cima do Bayer Leverkusen neste sábado, pela Florida Cup. Depois de Yurchenko abrir o placar para os alemães, o clube paulista chegou à vitória com dois gols do peruano Guerrero. No Allianz Parque, o Palmeiras também conseguiu a virada sobre o Shandong Luneng, da China, comandado pelo brasileiro Cuca. O meia argentino Montillo – outro conhecido da torcida brasileira – fez o primeiro gol do jogo, enquanto Leandro Pereira, Lucas e Cristaldo marcaram os tentos palmeirenses, garantindo o triunfo alviverde por 3 a 1.

CAMPEONATO ESPANHOL
Brilhante mais uma vez, Lionel Messi marcou três gols para o Barcelona e ajudou a sua equipe a derrotar o Deportivo La Coruña por 4 a 0 neste domingo, 18, pelo Campeonato Espanhol. Com saldo de 19 gols no campeonato, o argentino perde apenas para o português Cristiano Ronaldo que já soma no Espanhol 28 gols convertidos para o Real Madrid. Com o resultado de hoje, o Barcelona soma 44 pontos e se mantém na segunda colocação do Espanhol, ficando apenas com um ponto a menos que o Real Madrid, que ainda tem uma partida a menos. O Atlético de Madrid vem na sequência com 41 pontos.
 
19.ª RODADA
Córdoba 1 x 1 Eibar
Real Sociedad 0 x 1 Rayo Vallecano
Espanyol 1 x 0 Celta de Vigo
Getafe 0 x 3 Real Madrid
Atlético de Madrid 2 x 0 Granada
Deportivo La Coruña 0 x 4 Barcelona
Elche 1 x 0 Levante

CAMPEONATO INGLÊS
O Chelsea não deu chances e goleou o Swansea City com dois gols dos brasileiros Diego Costa e Oscar, respectivamente. Com o triunfo e a derrota do Manchester City diante do Arsenal, o time de José Mourinho abriu cinco pontos de vantagem na liderança. O surpreendente Southampton triunfou sobre o Newcastle e continua na terceira posição, dois pontos a frente do Manchester United, que passou pelo Queens Park Rangers fora de casa. O Liverpool, que tenta se recuperar na tabela, bateu o Aston Villa por 2 a 0.

22ª RODADA
Aston Villa 0 x 2 Liverpool
Burnley 2 x 3 Crystal Palace
Leicester City 0 x 1 Stoke City
Queens Park Rangers 0 x 2 Manchester United
Swansea City 0 x 5 Chelsea
Tottenham 2 x 1 Sunderland
Newcastle United 1 x 2 Southampton
West Ham United 3 x 0 Hull City
Manchester City 0 x 2 Arsenal

CAMPEONATO FRANCÊS
Com o retorno de Lavezzi e Cavani, afastados por terem chegado atrasados à reapresentação do elenco após o período de folgas de fim de ano, o Paris Saint-Germain encerrou sua sequência de três tropeços seguidos no Campeonato Francês. David Luiz foi um dos destaque da partida e marcou o seu aos 30 minutos. Lucas não balançou a rede, mas deu assistência para o terceiro gol da equipe, convertido por Pastore. Com a vitória por 4 a 2 contra o Évian, o PSG assume o terceiro lugar, com 41 pontos. À sua frente estão o Olympique de Marselha, com 44 pontos, e o Lyon, com 45.
 
21.ª RODADA
Bordeaux 1 x 2 Nice
Lens 0 x 2 Lyon
Caen 4 X 1 Reims
Lorient 1 x 0 Lille
Metz 2 x 3 Montpellier
Monaco 1 x 0 Nantes
Toulouse 1 x 1 Bastia
Paris Saint-German 4 x 2 Évian
Rennes 0 x 0 Saint-Étienne
Olympique de Marselha 2 x 1 Guingamp

CAMPEONATO ITALIANO
A Juventus aproveitou o empate entre Roma e Palermo, por 1 a 1, para abrir cinco pontos na liderança do Campeonato Italiano. Em Turim, os comandados de Massimiliano Allegri fizeram 4 a 0 no Hellas Verona, com dois gols de Tevez, que lidera a tabela de artilheiros da competição.

19ª RODADA
Empoli 0 x Inter
Lazio 0 x 1 Napoli
Udinese 2 x 2 Cagliari
Parma 0 x 2 Sampdoria
Genoa 3 x 3 Sassuolo
Chievo 1 x 2 Fiorentina
Cesena 2 x 3 Torino
Juventus 4 x 0 Hellas Verona

COPA SÃO PAULO
Em jogo marcado por uma briga entre torcedores e Polícia Militar nos arredores da Arena Barueri, o Corinthians fez 2 a 0 no Goiás e garantiu a classificação para as quartas de final da Copinha. O São Paulo demorou, mas marcou no finalzinho para bater o Criciúma por 1 a 0. Outro que continua lutando pelo título do torneio é o Palmeiras, que fez 3 a 1 em cima do Ituano, no sábado. No mais, o Fluminense surpreendeu negativamente ao ser eliminado pelo Botafogo-SP, em Bauru, que ganhou do Tricolor por 3 a 1.

SUL-AMERICANO SUB-20
O Brasil não fez um bom jogo e acabou derrotado pelo anfitrião Uruguai, que, pelo alto, chegou à vitória por 2 a 0. Pereiro e Arambarri marcaram de cabeça os tentos da Celeste, líder do Grupo B, com seis pontos conquistados em duas partidas. O Brasil tem os mesmos três pontos que o segundo colocado Chile, mas leva desvantagem no saldo de gols. A seleção brasileira volta a jogar na próxima segunda-feira, às 22h, contra a Venezuela.

COPA AFRICANA DE NAÇÕES
O torneio de seleções da África começou neste fim de semana com um show de empates. Tirando o Gabão, que fez 2 a 0 em Burkina Faso, todos os outros times que entraram em campo neste fim de semana empataram em 1 a 1. Pelo Grupo A, a anfitriã Guiné Equatorial abriu a competição em igualdade com o Congo; no Grupo B, Zâmbia e República Democrática do Congo empataram, assim como a Tunísia com Cabo Verde.

HANDEBOL
Após perder para o Catar por 28 a 23, na estreia do Mundial disputado em Doha, o Brasil volta a não conseguir um resultado positivo em seu segundo jogo na competição. Dando esperança para a pequena torcida que acompanhava o jogo no último sábado, 17, o Brasil deu trabalho, mas não foi suficiente para derrotar a seleção espanhola. A equipe europeia ganhou a partida por 29 a 27. Jordi Ribera, técnico da seleção brasileira, gostou da atuação da equipe diante da Espanha, mas foi sincero ao falar que o Brasil precisa, mais que nunca, de uma vitória no Mundial do Catar. 'A sensação foi boa, mas não somamos pontos. Precisamos pontuar'. A vitória não é um peso para gente, é a nossa realidade', declarou o técnico.

RALI DACAR
A 37ª sétima edição do Rali Dacar, sétima realizada na América do Sul, terminou no último sábado, em Buenos Aires. Nos quadriciclos, o polonês Rafal Sonik acabou com hegemonia sul-americana dos últimos cincos anos e terminou na primeira colocação. Já nos caminhões, o trio russo formado por Trio de Mardeev, Belyaev e Svistunov não teve dificuldades e dominou a categoria. Outro que venceu com sobras foi o príncipe catari, Nasser Al-Attiyah. O membro da realeza conseguiu cinco vitórias durante as 13 etapas nos carros. Nas duas rodas, o espanhol Marc Coma contou com a punição contra Paulo Gonçalves para garantir seu quinto título. Grande destaque do Brasil na competição foi André Suguita. O piloto se tornou o primeiro brasileiro a completar a prova a bordo de um quadriciclo e conseguiu um expressivo 10.º lugar na classificação geral da categoria.

NBA
O brasileiro Nenê Hilário foi o cestinha do Washington Wizards na vitória sobre o Brooklyn Nets, por 99 a 90. O pivô deixou a quadra 20 pontos, seis rebotes e duas assistências em novo triunfo da franquia da capital dos EUA, que está na segunda posição da Conferência Leste. No Oeste, o Houston Rockets não foi páreo para o líder Golden State Warriors: 131 a 106. A dupla sensação do basquete norte-americano, Stephen Curry e Klay Thompson, combinou para 54 pontos contra a forte equipe texana do cestinha da temporada James Harden.

TÊNIS
Em Sidney, Viktor Troicki, que tenta se recuperar no ranking após cumprir suspensão por doping, saiu do qualificatório para faturar seu primeiro título após quatro anos. Na chave feminina, Petra Kvitova levou a melhor no duelo checo contra Karolína Plískov. Em Auckland, o checo Jiri Vesely levantou a primeira taça no circuito ao bater o francês Adrian Mannarino, enquanto que a britânica Heather Watson saiu vitoriosa na decisão de Hobart.

Tudo o que sabemos sobre:
Resumo Esportivo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.