Publicidade

Resumo esportivo: Palmeiras perde e continua ameaçado

E mais: Neymar e Messi brilham, seleção feminina é campeã da Copa América e Flamengo fatura Intercontinental de Basquete

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A rodada do Brasileirão não foi boa para os times paulistas. São Paulo e Corinthians foram derrotados e caíram na tabela, enquanto o Palmeiras, que também perdeu, segue na zona de rebaixamento. O Santos foi o único que ganhou, jogando no Pacaembu. Na Europa, Neymar fez seu primeiro hat-trick no Campeonato Espanhol e os brasileiros do Chelsea marcaram gols pelo Campeonato Inglês. O Flamengo conquistou o Torneio Intercontinental de Basquete, a seleção feminina de vôlei venceu mais uma no Mundial e o futebol feminino se sagrou campeão da Copa América. Confira os principais detalhes do fim de semana esportivo.

SÃO PAULOO São Paulo completou o quarto jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro, sendo o segundo tropeço seguido no Morumbi. No último sábado, os cariocas saíram na frente com Fred, mas Alexandre Pato empatou poucos minutos depois. No entanto, Wagner e Conca marcaram e decretaram a derrota da equipe paulista, que saiu de campo vaiada pela torcida.

Equipe paulista não aproveitou algumas oportunidades Foto: Evelson de Freitas/Estadão

CORINTHIANS Assim como o São Paulo, o Corinthians também vive uma fase irregular Brasileirão. Apesar da derrota diante do Atlético-PR ter sido apenas a quinta do time alvinegro no Brasileirão, o revés, junto com os triunfos dos rivais, tiraram o Corinthians do G-4 e o rebaixou ao sétimo posto.

Corinthians perdeu pela quinta vez no Campeonato Brasileiro Foto: Geraldo Bubniak/AGB

PALMEIRASO Palmeiras tinha chance de sair da zona do rebaixamento nesta rodada e até saiu na frente contra o Figueirense no Orlando Scarpelli. Contudo, um "apagão" no segundo tempo foi o suficiente para o time catarinense fazer três gols em quatro minutos e deixar o time paulista, que perdeu pela 14.ª vez no Brasileirão, na 17.ª posição na tabela.

Derrota para o Figueirense foi o terceiro revés seguido do Palmeiras fora de casa Foto: Thiago Pedro/Futura Press

SANTOS
Mesmo sem Robinho e o goleiro Aranha, o Santos, que teve uma atuação segura no Pacaembu, contou com gols de Geuvânio e David Braz para vencer por 2 a 0. Mesmo com o triunfo, o time alvinegro ainda continua na modesta.

Geuvânio vie grande fase pelo Santos Foto: Ale VIanna/Brazil Photo Press

OUTROS JOGOS
O Cruzeiro empatou sem gols diante do Sport e viu a diferença para o Internacional, vice-líder do Campeonato Brasileiro e que bateu o Coritiba por 4 a 2 no Beira-Rio, cair para seis pontos. No duelo catarinense, Criciúma e Chapecoense ficaram na igualdade por 1 a 1, enquanto Grêmio e Atlético-MG bateram Botafogo e Vitória, ambos os jogos pelo placar de 2 a 0. Já o Flamengo foi derrotado pelo Bahia, que se afasta da zona da degola, por 2 a 1.

Diego Tardelli comemora o primeiro gol do Atlético-MG no triunfo sobre o Vitória Foto: Bruno Cantini/Divulgação

NÚMEROS DA RODADA

Publicidade

26 gols foram marcados na rodada, média de 2,6 por jogo. Seis times não marcaram. Um confronto terminou sem gols.

PUBLICIDADE

39 cartões amarelos foram distribuídos. São Paulo e Grêmio foram os times mais indisciplinados: quatro advertências cada.

2 gols de pênalti: Cléo (Atlético-PR) e Emanuel Biancucchi (Bahia).

Casa cheia: 36.452 torcedores estiveram presentes na vitória do Bahia sobre o Flamengo, que teve o melhor público da rodada. Em seguida aparecem os jogos de Internacional (24.522), Atlético-PR (24.417) e Atlético-MG (20.877).

Casa vazia: 5.664 torcedores assistiram a Chapecoense x Criciúma, menor público da rodada, seguido por Figueirense (6.787), Santos (9.684) e Botafogo (10.462).

Sobe: * Atlético-MG conquistou a quarta vitória seguida, resultado que deixa o time no G-4. * Diego Tardelli fez um gol e foi o destaque da vitória do Atlético-MG diante do Vitória.

Desce:

Publicidade

* Corinthians perdeu o segundo jogo consecutivo e terminou a rodada na sétima colocação, longe do G-4.

* Kaká teve uma atuação abaixo do esperado. Lento, errou muitos passes.

Artilheiros:

* 12 gols: Marcelo Moreno (Cruzeiro)

* 11 gols: Barcos (Grêmio) e Ricardo Goulart (Cruzeiro)

* 9 gols: Diego Tardelli (Atlético-MG), Fred (Fluminense), Alexandre Pato (São Paulo) e Henrique (Palmeiras)

SELEÇÃO FEMININACom um empate por 0 a 0 diante da Colômbia, a seleção brasileira feminina de futebol conquistou a Copa América pela sexta vez. O título garante uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto.

Publicidade

Brasileiras levantam a taça de campeãs da Copa América de futebol feminino Foto: Rodrigo Buendia/AFP

CAMPEONATO ESPANHOLNeymar e Messi brilharam na rodada do Campeonato Espanhol. Diante do fraco Granada, o brasileiro fez seu primeiro hat-trick na competição, enquanto o argentino fez dois gols e deu três assistências, na goleada por 6 a 0. Rakitic marcou o outro do Barcelona, que assumiu a liderança. O Atlético de Madrid também goleou, por 4 a 0, o Sevilla, e é o terceiro. Já o Real Madrid, sexto colocado, bateu o Villarreal por 2 a 0.

6ª RODADAElche 0 x 1 Celta de Vigo Villarreal 0 x 2 Real Madrid Barcelona 6 x 0 Granada Atlético de Madrid 4 x 0 Sevilla Athletic Bilbao 0 x 0 Eibar Levante 0 x 2 Rayo Vallecano Getafe 1 x 0 Málaga Deportivo La Coruña 0 x 1 Almería Real Sociedad 1 x 1 Valencia Córdoba 0 x 0 Espanyol

Messi marcou o seu 400.º gol na carreira Foto: Emilio Morenatti/AP

CAMPEONATO INGLÊS Neste sábado, o Chelsea fez 3 a 0 no Aston Villa e é o líder do Campeonato Inglês, com 16 pontos. Oscar, Diego Costa e Willian marcaram os gols. O Liverpool ainda não deixou a má fase para trás, empatou em 1 a 1 com o Everton e só aparece em 13.º. O Manchester City bateu o Hull City por 4 a 2, enquanto o United conseguiu vencer o West Ham por 2 a 1, jogando em casa. Nesta segunda, Stoke City e Newcastle encerram a sexta rodada.

6ª RODADALiverpool 1 x 1 Everton Chelsea 3 x 0 Aston Villa Crystal Palace 2 x 0 Leicester Hull City 2 x 4 Manchester City Manchester United 2 x 1 West Ham Southampton 2 x 1 Queens Park Rangers Sunderland 0 x 0 SwanseaArsenal 1 x 1 TottenhamWest Bromwich 4 x 0 Burnley

Em cobrança de falta perfeita, Gerrard abriu o placar para o Liverpool Foto: Divulgação/LFC

CAMPEONATO ALEMÃOFora de casa, o Bayern de Munique bateu o Colônia, por 2 a 0 e abriu dois pontos na liderança do Campeonato Alemão. O Borussia Mönchengladbach venceu o Paderborn, por 2 a 1, assumindo a segunda colocação, enquanto o adversário rapidamente caiu do topo para o 11.º lugar. Já o Borussia Dortmund aparece apenas em 12.º e perdeu para o Schalke 04, por 2 a 1.

6ª RODADAMainz 0 x 0 Hoffenheim Freiburg 0 x 0 Bayer Leverkusen Schalke 04 2 x 1 Borussia Dortmund Colônia 0 x 2 Bayern de Munique Paderborn 1 x 2 Borussia Mönchengladbach Sttutgart 1 x 0 Hannover Wolfsburg 2 x 1 Werder Bremen Augsburg 1 x 0 Hertha Berlim Hamburgo 1 x 2 Frankfurt

Götze marcou um dos gols da vitória do Bayern por 2 a 0 neste sábado Foto: Divulgação

CAMPEONATO ITALIANODuas equipes ainda permanecem 100% no Campeonato Italiano, com 15 pontos. A Roma, que venceu o Verona por 2 a 0, jogando no Olímpico, e a Juventus, que fez 3 a 0 no Atalanta. A Udinese, terceira colocada, soma apenas nove pontos e joga com o Parma nesta segunda, assim como Palermo e Lazio. No San Siro, a Inter de Milão passou vergonha diante do Cagliari, perdendo por 4 a 1, enquanto o Milan apenas empatou em 1 a 1 com o Cesena.

Publicidade

5ª RODADARoma 2 x 0 Verona Atalanta 0 x 3 Juventus Sassuolo 0 x 1 Napoli Cesena 1 x 1 Milan Chievo 1 x 1 Empoli Inter de Milão 1 x 4 Cagliari Torino 1 x 1 Fiorentina Genoa 2 x 1 Sampdoria

No meio de semana, Juventus e Roma focam as atenções na competições internacionais Foto: Paolo Magni/EFE

CAMPEONATO FRANCÊSPrimeiro colocado no Campeonato Francês, o Olympique de Marselha bateu o Saint-Étienne por 2 a 1, mesmo placar do Bordeaux, vice-líder, diante do Rennes. O Paris Saint-Germain ainda não deslanchou e, mesmo sendo o único invicto, empatou pela quinta vez, desta vez com o Toulouse, em 1 a 1, sem Ibrahimovic, Thiago Silva e Lavezzi.

8ª RODADAMonaco 0 x 1 Nice Toulouse 1 x 1 Paris Saint-Germain Lille 1 x 0 Bastia Lorient 0 x 2 Evian Metz 3 x 0 Reims Montpellier 2 x 1 Guingamp Bordeaux 2 x 1 Rennes Lens 0 x 0 Caen Nantes 1 x 1 Lyon Olympique de Marselha 2 x 1 Saint-Étienne

O PSG sentiu falta de suas estrelas e não conseguiu vencer o Toulouse Foto: Pascal Pavani/AFP

BASQUETEO domingo foi histórico para o basquete do Flamengo. Após 35 anos, uma equipe brasileira volta a ser campeã do Torneio Intercontinental. O Rubro-negro enfrentou o Maccabi Tel Aviv, hexacampeão da Euroliga, no HSBC Arena e conseguiu reverter a desvantagem de três pontos do primeiro jogo. O placar final ficou em 90 a 77. 

Já a seleção brasileira feminina não vem tendo vida fácil no Mundial. No 'grupo da morte', as brasileiras estrearam com derrota para a República Tcheca e também perderam para a Espanha. Na terça-feira, enfrentarão o Japão e precisam da vitória para continuar no campeonato.

Quando o cronômetro zerou, a torcida invadiu a quadra e comemorou o título junto com os jogadores Foto: Marcelo Sayão/EFE

VÔLEINeste domingo, a seleção brasileira feminina venceu sua quinta partida em cinco jogos no Mundial de Vôlei, mais uma de virada. Após conseguirem a reação contra as 'algozes' do Grand Prix, as turcas, o Brasil bateu a Sérvia pelo placar de 3 sets a 1 e terminou como líder da chave. Na próxima fase, as brasileiras terão pela frente Cazaquistão, Holanda, Estados Unidos e Rússia.

Brasileiras viraram sobre sérvias e mantiveram os 100% de aproveitamento no Mundial Foto: Divulgação/FIVB

VÔLEI DE PRAIAO Grand Slam de Barueri de vôlei de praia marcou a volta de Ricardo e Emanuel ao circuito internacional do esporte. A dupla campeã olímpica retomou as atividades após cinco anos afastada e chegou à final do torneio, mas acabou derrotada pelos holandeses Varenhorst e Nummerdor. Enquanto isso, no feminino, Larissa e Talita viraram a decisão sobre as italianas Menegatti e Orsi Toth e conquistaram o ouro.

Publicidade

Larissa e Talita venceram dupla italiana por 2 sets a 1, com parciais de 18/21, 23/21 e 21/19 Foto: Divulgação

TÊNIS

Em Shenzen, na China, Andy Murray precisou salvar cinco match points de Tommy Robredo para faturar o título. O britânico sequer chegava a uma final desde Wimbledon, em julho de 2013. A checa Petra Kvitova derrotou a canadense Eugene Bouchard na final do Torneio de Wuhan e garantiu sua vaga no Masters. Na Malásia, Kei Nishikori faturou seu sexto título da ATP, o terceiro do ano, ao derrotar Julien Benneteau por 2 sets a 0. O brasileiro Thomaz Bellucci chegou à final do Challenger de Orleans, mas foi derrotado pelo ucraniano Sergiy Stakhovsky.

Andy Murray não vencia um torneio desde Wimbledon em 2013 Foto: AFP

" STYLE="FLOAT: LEFT; MARGIN: 10PX 10PX 10PX 0PX;

STOCK CARThiago Camilo e Raphael Matos foram os vencedores das duas corridas da Stock Car disputadas em Santa Cruz do Sul (RS), na manhã deste domingo. Ambos buscaram a vitória após largarem na pole position na primeira e na segunda provas do dia, respectivamente. Matos subiu no lugar mais alto do pódio pela primeira vez na categoria.

Thiago Camilo vence prova em Santa Cruz e embola campeonato Foto: Fernanda Freixosa/Vicar

" STYLE="FLOAT: LEFT; MARGIN: 10PX 10PX 10PX 0PX;

MOTOGPEm uma das melhores corridas da MotoGP na temporada, o espanhol Jorge Lorenzo contou com uma estratégia eficiente e com quedas dos rivais, sob a chuva no Circuito de Aragão, para saltar do sétimo lugar da largada para a vitória neste domingo, 28, diante da torcida espanhola.

Foi o primeiro triunfo do piloto na atual temporada Foto: Albert Gea/Reuters

GINÁSTICA RÍTMICADepois de um "ato falho" na inscrição da ginasta Angélica Kvieczynski, que a tirou da disputa do individual geral no Mundial de Ginástica Rítmica, a equipe do Brasil ficou apenas na 15ª colocação, na Turquia, com 30.483 pontos, dentre 31 delegações. Mesmo assim, a técnica Camila Ferezin aprovou o desempenho de suas atletas: 'Foi uma grande evolução'. Bulgária (34.449), Itália (34.282) e Bielorrússia (34.133) subiram ao pódio.

Publicidade

Equipe da Búlgária foi a primeira colocada no Mundial de Ginástica Rítmica Foto: Tolga Bozoglu/EFE

JUDÔCom ótima atuação, a seleção brasileira derrotou a equipe do Japão no Desafio Internacional de Judô, disputado neste domingo, em São Paulo. Os judocas da casa venceram por 4 a 1 na série melhor de cinco confrontos. Entre os desafios realizados, na primeira luta, o judoca Rafael Silva superou Kenta Nishigata no golden score, na categoria acima de 90kg.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.