José Jacome/EFE
José Jacome/EFE

Resumo esportivo: Palmeiras perde e continua ameaçado

E mais: Neymar e Messi brilham, seleção feminina é campeã da Copa América e Flamengo fatura Intercontinental de Basquete

O Estado de S. Paulo

28 Setembro 2014 | 22h30

A rodada do Brasileirão não foi boa para os times paulistas. São Paulo e Corinthians foram derrotados e caíram na tabela, enquanto o Palmeiras, que também perdeu, segue na zona de rebaixamento. O Santos foi o único que ganhou, jogando no Pacaembu. Na Europa, Neymar fez seu primeiro hat-trick no Campeonato Espanhol e os brasileiros do Chelsea marcaram gols pelo Campeonato Inglês. O Flamengo conquistou o Torneio Intercontinental de Basquete, a seleção feminina de vôlei venceu mais uma no Mundial e o futebol feminino se sagrou campeão da Copa América. Confira os principais detalhes do fim de semana esportivo.

SÃO PAULO

O São Paulo completou o quarto jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro, sendo o segundo tropeço seguido no Morumbi. No último sábado, os cariocas saíram na frente com Fred, mas Alexandre Pato empatou poucos minutos depois. No entanto, Wagner e Conca marcaram e decretaram a derrota da equipe paulista, que saiu de campo vaiada pela torcida.


CORINTHIANS

Assim como o São Paulo, o Corinthians também vive uma fase irregular Brasileirão. Apesar da derrota diante do Atlético-PR ter sido apenas a quinta do time alvinegro no Brasileirão, o revés, junto com os triunfos dos rivais, tiraram o Corinthians do G-4 e o rebaixou ao sétimo posto.


PALMEIRAS

O Palmeiras tinha chance de sair da zona do rebaixamento nesta rodada e até saiu na frente contra o Figueirense no Orlando Scarpelli. Contudo, um "apagão" no segundo tempo foi o suficiente para o time catarinense fazer três gols em quatro minutos e deixar o time paulista, que perdeu pela 14.ª vez no Brasileirão, na 17.ª posição na tabela.

SANTOS

Mesmo sem Robinho e o goleiro Aranha, o Santos, que teve uma atuação segura no Pacaembu, contou com gols de Geuvânio e David Braz para vencer por 2 a 0. Mesmo com o triunfo, o time alvinegro ainda continua na modesta.

OUTROS JOGOS

O Cruzeiro empatou sem gols diante do Sport e viu a diferença para o Internacional, vice-líder do Campeonato Brasileiro e que bateu o Coritiba por 4 a 2 no Beira-Rio, cair para seis pontos. No duelo catarinense, Criciúma e Chapecoense ficaram na igualdade por 1 a 1, enquanto Grêmio e Atlético-MG bateram Botafogo e Vitória, ambos os jogos pelo placar de 2 a 0. Já o Flamengo foi derrotado pelo Bahia, que se afasta da zona da degola, por 2 a 1.

NÚMEROS DA RODADA
26 gols foram marcados na rodada, média de 2,6 por jogo. Seis times não marcaram. Um confronto terminou sem gols.

39 cartões amarelos foram distribuídos. São Paulo e Grêmio foram os times mais indisciplinados: quatro advertências cada.

2 gols de pênalti: Cléo (Atlético-PR) e Emanuel Biancucchi (Bahia).

Casa cheia: 36.452 torcedores estiveram presentes na vitória do Bahia sobre o Flamengo, que teve o melhor público da rodada. Em seguida aparecem os jogos de Internacional (24.522), Atlético-PR (24.417) e Atlético-MG (20.877).

Casa vazia: 5.664 torcedores assistiram a Chapecoense x Criciúma, menor público da rodada, seguido por Figueirense (6.787), Santos (9.684) e Botafogo (10.462).

Sobe:

* Atlético-MG conquistou a quarta vitória seguida, resultado que deixa o time no G-4.

* Diego Tardelli fez um gol e foi o destaque da vitória do Atlético-MG diante do Vitória.

Desce:
* Corinthians perdeu o segundo jogo consecutivo e terminou a rodada na sétima colocação, longe do G-4.
* Kaká teve uma atuação abaixo do esperado. Lento, errou muitos passes.

Artilheiros:
* 12 gols: Marcelo Moreno (Cruzeiro)
* 11 gols: Barcos (Grêmio) e Ricardo Goulart (Cruzeiro)
* 9 gols: Diego Tardelli (Atlético-MG), Fred (Fluminense), Alexandre Pato (São Paulo) e Henrique (Palmeiras)

SELEÇÃO FEMININA

Com um empate por 0 a 0 diante da Colômbia, a seleção brasileira feminina de futebol conquistou a Copa América pela sexta vez. O título garante uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto.


CAMPEONATO ESPANHOL

Neymar e Messi brilharam na rodada do Campeonato Espanhol. Diante do fraco Granada, o brasileiro fez seu primeiro hat-trick na competição, enquanto o argentino fez dois gols e deu três assistências, na goleada por 6 a 0. Rakitic marcou o outro do Barcelona, que assumiu a liderança. O Atlético de Madrid também goleou, por 4 a 0, o Sevilla, e é o terceiro. Já o Real Madrid, sexto colocado, bateu o Villarreal por 2 a 0.

6ª RODADA

Elche 0 x 1 Celta de Vigo

Villarreal 0 x 2 Real Madrid

Barcelona 6 x 0 Granada

Atlético de Madrid 4 x 0 Sevilla

Athletic Bilbao 0 x 0 Eibar

Levante 0 x 2 Rayo Vallecano

Getafe 1 x 0 Málaga

Deportivo La Coruña 0 x 1 Almería

Real Sociedad 1 x 1 Valencia

Córdoba 0 x 0 Espanyol


CAMPEONATO INGLÊS

Neste sábado, o Chelsea fez 3 a 0 no Aston Villa e é o líder do Campeonato Inglês, com 16 pontos. Oscar, Diego Costa e Willian marcaram os gols. O Liverpool ainda não deixou a má fase para trás, empatou em 1 a 1 com o Everton e só aparece em 13.º. O Manchester City bateu o Hull City por 4 a 2, enquanto o United conseguiu vencer o West Ham por 2 a 1, jogando em casa. Nesta segunda, Stoke City e Newcastle encerram a sexta rodada.

6ª RODADA

Liverpool 1 x 1 Everton

Chelsea 3 x 0 Aston Villa

Crystal Palace 2 x 0 Leicester

Hull City 2 x 4 Manchester City

Manchester United 2 x 1 West Ham

Southampton 2 x 1 Queens Park Rangers

Sunderland 0 x 0 Swansea

Arsenal 1 x 1 Tottenham

West Bromwich 4 x 0 Burnley


CAMPEONATO ALEMÃO

Fora de casa, o Bayern de Munique bateu o Colônia, por 2 a 0 e abriu dois pontos na liderança do Campeonato Alemão. O Borussia Mönchengladbach venceu o Paderborn, por 2 a 1, assumindo a segunda colocação, enquanto o adversário rapidamente caiu do topo para o 11.º lugar. Já o Borussia Dortmund aparece apenas em 12.º e perdeu para o Schalke 04, por 2 a 1.

6ª RODADA

Mainz 0 x 0 Hoffenheim

Freiburg 0 x 0 Bayer Leverkusen

Schalke 04 2 x 1 Borussia Dortmund

Colônia 0 x 2 Bayern de Munique

Paderborn 1 x 2 Borussia Mönchengladbach

Sttutgart 1 x 0 Hannover

Wolfsburg 2 x 1 Werder Bremen

Augsburg 1 x 0 Hertha Berlim

Hamburgo 1 x 2 Frankfurt


CAMPEONATO ITALIANO

Duas equipes ainda permanecem 100% no Campeonato Italiano, com 15 pontos. A Roma, que venceu o Verona por 2 a 0, jogando no Olímpico, e a Juventus, que fez 3 a 0 no Atalanta. A Udinese, terceira colocada, soma apenas nove pontos e joga com o Parma nesta segunda, assim como Palermo e Lazio. No San Siro, a Inter de Milão passou vergonha diante do Cagliari, perdendo por 4 a 1, enquanto o Milan apenas empatou em 1 a 1 com o Cesena.

5ª RODADA

Roma 2 x 0 Verona

Atalanta 0 x 3 Juventus

Sassuolo 0 x 1 Napoli

Cesena 1 x 1 Milan

Chievo 1 x 1 Empoli

Inter de Milão 1 x 4 Cagliari

Torino 1 x 1 Fiorentina

Genoa 2 x 1 Sampdoria


CAMPEONATO FRANCÊS

Primeiro colocado no Campeonato Francês, o Olympique de Marselha bateu o Saint-Étienne por 2 a 1, mesmo placar do Bordeaux, vice-líder, diante do Rennes. O Paris Saint-Germain ainda não deslanchou e, mesmo sendo o único invicto, empatou pela quinta vez, desta vez com o Toulouse, em 1 a 1, sem Ibrahimovic, Thiago Silva e Lavezzi.

8ª RODADA

Monaco 0 x 1 Nice

Toulouse 1 x 1 Paris Saint-Germain

Lille 1 x 0 Bastia

Lorient 0 x 2 Evian

Metz 3 x 0 Reims

Montpellier 2 x 1 Guingamp

Bordeaux 2 x 1 Rennes

Lens 0 x 0 Caen

Nantes 1 x 1 Lyon

Olympique de Marselha 2 x 1 Saint-Étienne


BASQUETE

O domingo foi histórico para o basquete do Flamengo. Após 35 anos, uma equipe brasileira volta a ser campeã do Torneio Intercontinental. O Rubro-negro enfrentou o Maccabi Tel Aviv, hexacampeão da Euroliga, no HSBC Arena e conseguiu reverter a desvantagem de três pontos do primeiro jogo. O placar final ficou em 90 a 77. 

Já a seleção brasileira feminina não vem tendo vida fácil no Mundial. No 'grupo da morte', as brasileiras estrearam com derrota para a República Tcheca e também perderam para a Espanha. Na terça-feira, enfrentarão o Japão e precisam da vitória para continuar no campeonato.


VÔLEI

Neste domingo, a seleção brasileira feminina venceu sua quinta partida em cinco jogos no Mundial de Vôlei, mais uma de virada. Após conseguirem a reação contra as 'algozes' do Grand Prix, as turcas, o Brasil bateu a Sérvia pelo placar de 3 sets a 1 e terminou como líder da chave. Na próxima fase, as brasileiras terão pela frente Cazaquistão, Holanda, Estados Unidos e Rússia.

VÔLEI DE PRAIA

O Grand Slam de Barueri de vôlei de praia marcou a volta de Ricardo e Emanuel ao circuito internacional do esporte. A dupla campeã olímpica retomou as atividades após cinco anos afastada e chegou à final do torneio, mas acabou derrotada pelos holandeses Varenhorst e Nummerdor. Enquanto isso, no feminino, Larissa e Talita viraram a decisão sobre as italianas Menegatti e Orsi Toth e conquistaram o ouro.

TÊNIS
Em Shenzen, na China, Andy Murray precisou salvar cinco match points de Tommy Robredo para faturar o título. O britânico sequer chegava a uma final desde Wimbledon, em julho de 2013. A checa Petra Kvitova derrotou a canadense Eugene Bouchard na final do Torneio de Wuhan e garantiu sua vaga no Masters. Na Malásia, Kei Nishikori faturou seu sexto título da ATP, o terceiro do ano, ao derrotar Julien Benneteau por 2 sets a 0. O brasileiro Thomaz Bellucci chegou à final do Challenger de Orleans, mas foi derrotado pelo ucraniano Sergiy Stakhovsky.
" STYLE="FLOAT: LEFT; MARGIN: 10PX 10PX 10PX 0PX;

STOCK CAR

Thiago Camilo e Raphael Matos foram os vencedores das duas corridas da Stock Car disputadas em Santa Cruz do Sul (RS), na manhã deste domingo. Ambos buscaram a vitória após largarem na pole position na primeira e na segunda provas do dia, respectivamente. Matos subiu no lugar mais alto do pódio pela primeira vez na categoria.
" STYLE="FLOAT: LEFT; MARGIN: 10PX 10PX 10PX 0PX;

MOTOGP

Em uma das melhores corridas da MotoGP na temporada, o espanhol Jorge Lorenzo contou com uma estratégia eficiente e com quedas dos rivais, sob a chuva no Circuito de Aragão, para saltar do sétimo lugar da largada para a vitória neste domingo, 28, diante da torcida espanhola.

GINÁSTICA RÍTMICA

Depois de um "ato falho" na inscrição da ginasta Angélica Kvieczynski, que a tirou da disputa do individual geral no Mundial de Ginástica Rítmica, a equipe do Brasil ficou apenas na 15ª colocação, na Turquia, com 30.483 pontos, dentre 31 delegações. Mesmo assim, a técnica Camila Ferezin aprovou o desempenho de suas atletas: 'Foi uma grande evolução'. Bulgária (34.449), Itália (34.282) e Bielorrússia (34.133) subiram ao pódio.



JUDÔ

Com ótima atuação, a seleção brasileira derrotou a equipe do Japão no Desafio Internacional de Judô, disputado neste domingo, em São Paulo. Os judocas da casa venceram por 4 a 1 na série melhor de cinco confrontos. Entre os desafios realizados, na primeira luta, o judoca Rafael Silva superou Kenta Nishigata no golden score, na categoria acima de 90kg.

Mais conteúdo sobre:
Resumo Esportivo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.