Lucas Uebel/Divulgação
Lucas Uebel/Divulgação

Resumo Esportivo: Palmeiras surpreende e contrata Dudu

E mais: Barcelona derrota o Atlético de Madrid com gols de trio sul-americano e Copinha tem os duelos da próxima fase definidos

O Estado de S. Paulo

11 de janeiro de 2015 | 22h46

O Palmeiras pegou todos de surpresa na manhã de domingo ao anunciar a contratação do atacante Dudu, cobiçado por Corinthians e São Paulo desde o fim do ano passado. O Alviverde conseguiu passar o “chapéu” nos rivais após garantir a compra de 100% dos direitos econômicos do ex-gremista, em operação que deve custar ao todo R$ 19 milhões aos cofres palmeirenses. Na Espanha, o Barcelona deu um tempo na crise que assola o clube ao fazer 3 a 1 em cima do Atlético de Madrid, enquanto o Santos foi eliminado da Copa São Paulo ainda na primeira fase.

MERCADO DA BOLA
O Palmeiras pegou todos de surpresa ao anunciar na manhã do último domingo a contratação do atacante Dudu, alvo de intensa disputa entre São Paulo e Corinthians. A negociação do Dínamo de Kiev – até então dono dos direitos econômicos do jogador – com os dois clubes vinha se arrastando desde o fim de dezembro, com diversas idas e vindas para ambos os lados. Porém, o chapéu alviverde foi dado por um preço bastante salgado: R$ 19 milhões é o valor que o clube pagará até o ano que vem para os ucranianos por 100% dos seus direitos econômicos.

COPA SÃO PAULO
Quem decepcionou entre os grandes paulistas foi o Santos, eliminado na primeira fase da Copinha após perder para o Linense, por 2 a 1. O clube, atual tricampeão do torneio, ficou em terceiro lugar do Grupo D, com apenas quatro pontos conquistados. Já Corinthians, Palmeiras e São Paulo terminaram em primeiro nas suas respectivas chaves. Entre os outros grandes do Brasil, o Inter também caiu fora da competição ao perder para o Ituano.

CONFRONTOS DA PRÓXIMA FASE
Ceará x Palmeiras
Corinthians x Grêmio Prudente
São Paulo x Atlético-PR 
Cruzeiro x Vasco
Bahia x Fluminense
Paraná x Grêmio
Botafogo x Botafogo-SP
Flamengo x Taboão da Serra
Avaí x Atlético-MG
Coritiba x Vitória
Goiânia x Linense
Sport x Ituano
Goiás x Guarani
Figueirense x Mirassol
São Caetano x Inter de Limeira
Criciúma x Lemense

CAMPEONATO ESPANHOL
A rodada na Espanha foi marcada pelo clássico entre Barcelona e Atlético de Madrid, disputado no Camp Nou. Com gols do trio sul-americano formado por Neymar, Messi e Suárez, o Barça espantou a crise que rondou o clube durante a semana ao fazer 3 a 1 nos madrilenhos – Mandzukic marcou, de pênalti, para o Atlético. Mesmo com a vitória catalã, o Real Madrid se manteve na liderança do torneio ao fazer 3 a 0 no Espanyol.

18ª RODADA
Barcelona 3 x 1 Atlético de Madrid
Real Madrid 3 x 0 Espanyol
Almería 0 x 2 Sevilla
Málaga 1 x 1 Villarreal
Eibar 2 x 1 Getafe
Granada 1 x 1 Real Sociedad
Athletic Bilbao 1 x 2 Elche
Levante 0 x 0 Deportivo La Coruña
SEGUNDA-FEIRA
Rayo Vallecano x Córdoba

CAMPEONATO INGLÊS
O Chelsea conseguiu se descolar do Manchester City na liderança após a 21ª rodada da Premier League. Os comandados de José Mourinho chegaram aos 49 pontos após aplicarem 2 a 0 no Newcastle, com gols de Oscar e Diego Costa. Os citizens alcançaram os 47 pontos com o empate com o Everton – com direito a gol do brasileiro Fernandinho. Também na parte de cima da tabela, o Manchester United perdeu a terceira posição ao ser derrotado em casa pelo Southampton, que roubou a colocação do United. Arsenal, Tottenham, West Ham e Liverpool, respectivamente, são as outras equipes próximas do G-4.

21.ª RODADA
Chelsea 2 x 0 Newcastle
Everton 1 x 1 Manchester City
Manchester United 0 x 1 Southampton
Arsenal 3 x 0 Stoke City
Sunderland 0 x 1 Liverpool
Crystal Palace 2 x 1 Tottenham
Swansea 1 x 1 West Ham
Leicester City 1 x 0 Aston Villa
West Bromwich 1 x 0 Hull City
Burnley 2 x 1 Queens Park Rangers

CAMPEONATO FRANCÊS
A competição ganhou um novo líder ao término da 20ª rodada. O Lyon aproveitou os tropeços de PSG e Olympique de Marselha para assumir a ponta do Francês após a vitória por 3 a 0 sobre o Toulouse. Com 42 pontos, a equipe está um ponto na frente do Olympique, que foi derrotado pelo Montpellier por 2 a 1. Já o PSG levou a virada do Bastia depois de abrir 2 a 0 no placar – Lucas fez o primeiro gol do jogo – e caiu para a quarta colocação, sendo ultrapassado pelo Saint-Étienne na tabela. Se a competição terminasse hoje, os parisienses estariam fora da próxima edição da Liga dos Campeões.

20.ª RODADA
Bastia 4 x 2 PSG
Montpellier 2 x 1 Olympique de Marselha
Lyon 3 x 0 Toulouse
Reims 1 x 2 Saint-Étienne
Monaco 0 x 0 Bordeaux
Nantes 0 x 0 Metz
Évian 1 x 1 Rennes
Lille 1 x 0 Caen
Nice 3 x 1 Lorient
Guingamp 2 x 0 Lens

CAMPEONATO ITALIANO
A Juventus conseguiu se descolar da Roma após a rodada do fim de semana na Itália. A equipe de Turim alcançou os 43 pontos com o triunfo fora de casa sobre o Napoli, por 3 a 1, enquanto os romanos foram apenas a 40 após o empate em 2 a 2 no clássico com a Lazio. O jogo teve como destaques Totti, que marcou os dois gols da Roma, e o brasileiro Felipe Anderson, que deu uma assistência e deixou a sua marca na partida. No mais, a Inter de Milão fez 3 a 1 no Genoa em casa, e o Milan deixou a vitória escapar nos últimos instantes do empate em 1 a 1 com o Torino.

18ª RODADA
Napoli 1 x 3 Juventus
Roma 2 x 2 Lazio
Torino 1 x 1 Milan
Inter de Milão 3 x 1 Genoa
Fiorentina 4 x 3 Palermo
Sampdoria 1 x 0 Empoli
Sassuolo 1 x 1 Udinese
Verona 3 x 1 Parma 
Atalanta 1 x 1 Chievo
Cagliari 2 x 1 Cesena

TÊNIS
O fim de semana foi de decisões no tênis. Roger Federer fez história na conquista do Torneio de Brisbane, domingo, contra Milos Raonic. O suíço chegou à 1000ª vitória na carreira ao bater o canadense por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (2/7) e 6/4. Federer só está atrás de Jimmy Connors, com 1.253 triunfos e Ivan Lendl, com 1.071, como o tenista que mais ganhou na história do esporte. No mais, Sharapova levou a taça em Brisbane no feminino; a Polônia conquistou a Copa Hopman sobre os EUA; David Ferrer ganhou o Torneio de Doha; Wawrinka foi o vencedor do Torneio de Chennai; Venus Williams foi campeã em Auckland e Simona Halep faturou a taça em Shenzen, na China.

BASQUETE
O Chicago Bulls viveu um misto de emoções na NBA. Na sexta-feira, a equipe foi derrotada fora de casa, pelo Washington Wizards por 102 a 86. Um dos destaques da partida foi o brasileiro Nenê, que saiu de quadra com um "double-double" - dois dígitos em dois fundamentos - ao somar 15 pontos e 11 rebotes. Já no sábado, os Bulls triunfaram em sua arena ao bater o Milwaukee Bucks por 95 a 87, com o astro Pau Gasol marcando nada menos do que 46 pontos na partida.

RALI DACAR
Nos carros, o catariano Nasser Al-Attiyah continua na liderança após oito etapas – com oito minutos na frente do segundo colocado -, mas viu o saudita Yazeed Alrajhi ganhar a última etapa, na Bolívia. O brasileiro Guilherme Spinelli é o 15º. Nas motos, Jean Azevedo fechou a 7ª etapa como 31º, enquanto o espanhol Joan Barreda lidera. Nos caminhões os russos seguem dominando; Airat Mardeev, Andrey Karginov , Eduard Nikolaev são os três primeiros colocados no geral. Nos quadriciclos o polonês Rafal Sonik é o primeiro, com 21min59s  na frente do chileno Ignacio Casale.

Tudo o que sabemos sobre:
Resumo Esportivo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.