Montagem/Estadão
Montagem/Estadão

Resumo Esportivo: Santos derrota o Palmeiras em clássico

No mais, Corinthians se reabilita de eliminação na Copa do Brasil com vitória sobre o Inter e São Paulo faz 2 a 1 no Bahia, no Morumbi

O Estado de S. Paulo

19 de outubro de 2014 | 23h02

Em domingo de clássico, o Brasileirão ficou marcado por uma briga entre torcidas organizadas de Santos e Palmeiras, na Rodovia Anchieta, que acabou com uma pessoa morta. Em campo, a equipe santista venceu. O Corinthians colou no G-4 e o São Paulo reassumiu a vice-liderança. Oscar, Philippe Coutinho e Neymar brilham na Europa. Na MotoGP, Valentino Rossi foi campeão na Austrália. Medina e Slater foram eliminados em Portugal. Artemus de Almeida faturou o GP São Paulo CSI-W Indoor de Hipismo e a equipe do Quênia dominou a Maratona Internacional de São Paulo. Confira as principais notícias do fim de semana esportivo.

CLÁSSICO PAULISTA

Após três jogos de invencibilidade, o Palmeiras foi derrotado pelo Santos no clássico paulista, por 3 a 1. Gabriel, duas vezes, e Geuvânio marcaram para a equipe santista e Henrique diminuiu. O resultado ligou o alerta para o time alviverde, que ainda precisa de algumas vitórias para não voltar a ser ameaçado pelo rebaixamento.

SÃO PAULO

Contra o Bahia, o São Paulo levou a melhor e reassumiu a vice-liderança do Brasileirão, ao vencer por 2 a 1, com gols de Ganso e Rogério Ceni. Fahel ainda diminuiu no fim do jogo. Agora a diferença dos paulistas para o primeiro colocado, Cruzeiro, é de sete pontos.

CORINTHIANS

Vindo de uma eliminação humilhante para o Atlético-MG, na Copa do Brasil, o Corinthians conseguiu bater o Internacional, no Beira-Rio, por 2 a 1, mesmo sem uma atuação convincente. No entanto, a vitória garantiu a quinta colocação, colado no G-4.

OUTROS JOGOS 
Cada vez mais isolado na liderança, o Cruzeiro se recuperou das duas derrotas seguidas no Brasileirão e bateu o Vitória, por 1 a 0, com gol de Dedé. Com o mesmo resultado, o Atlético-MG derrotou a Chapecoense e se firmou no G-4. O Figueirense goleou o lanterna Coritiba por 4 a 0. Goiás e Grêmio empataram sem gols, enquanto Botafogo e Sport ficaram no 1 a 1. O Fluminense também voltou à boa fase, fazendo 4 a 2 no Criciúma, no Maracanã. Já o Flamengo perdeu para o Atlético-PR, de virada, por 2 a 1.

VIOLÊNCIA
Antes mesmo de a bola rolar no Pacaembu, uma briga entre torcedores marcou o domingo. Um grupo da Mancha Alviverde, do Palmeiras, emboscou dois ônibus com integrantes da Torcida Jovem do Santos, munidos de paus, pedras e rojões, na Rodovia Anchieta. O palmeirense Leonardo da Mata Santos, de 21 anos, morreu atropelado. Uma pessoa ainda foi baleada e outras quatro ficaram detidas. O caso está sob os cuidados do 2.º DP de São Bernardo do Campo e até o momento seis pessoas foram detidas.

SÉRIE D

As quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro tiveram seu desfecho neste domingo. Brasil de Pelotas, Confiança, Londrina e Tombense garantiram acesso à Série C ao bater Brasiliense, Anapolina, Jacupiense e Moto Club, respectivamente.

NÚMEROS DA RODADA

27 GOLS

foram marcados na rodada, média de 2,7 por jogo. Cinco times não marcaram. Um jogo terminou sem gols.

54 CARTÕES AMARELOS foram distribuídos. O Santos foi o time mais indisciplinado, com seis advertências.

1 JOGADOR recebeu o cartão vermelho e foi expulso: Rodrigo Souza (Criciúma), depois de cometer um pênalti.

3 GOLS foram marcados através de pênaltis: Fred (Fluminense), Cléo (Atlético-PR) e Marco Antônio (Figueirense).

CASA CHEIA: 33.641 torcedores presenciaram a vitória do Corinthians no Beira-Rio, com o melhor público da rodada. No Pacaembu (22.055); no Independência (20.558).

CASA VAZIA: 2.384 foi o público da partida entre Botafogo e Sport, em Volta Redonda, o pior da rodada. No Serra Dourada (3.044); no Orlando Scarpelli (4.126).

SOBE

* Santos venceu o clássico contra o Palmeiras. Foi a quarta vitória em cinco jogos.

* Gabriel, atacante do Santos, marcou dois gols no clássico.

DESCE

* Coritiba foi goleado pelo Figueirense e está na lanterna do Brasileirão.

* Alex, meia do Coritiba, não teve inspiração e pouco apareceu no jogo.

ARTILHEIROS

* 14 gols: Henrique (Palmeiras).

* 13 gols: Marcelo Moreno (Cruzeiro).

* 12 gols: Fred (Fluminense) e Barcos (Grêmio).

LOTECA

Concurso 626

1. Internacional 1 x 2 Corinthians

2. Goiás 0 x 0 Grêmio

3. São Paulo 2 x 1 Bahia

4. Joinville 3 x 0 Ceará

5. Santa Cruz 1 x 0 Vasco

6. Bragantino 2 x 1 América-RN

7. Sampaio Corrêa 1 x 1 Náutico

8. Atlético-PR 2 x 1 Flamengo

9. Botafogo 1 x 1 Sport

10. Fluminense 4 x 2 Criciúma

11. Figueirense 4 x 0 Coritiba

12. Atlético-MG 1 x 0 Chapecoense

13. Ferroviária 3 x 1 Adeco (SP)

14. Pinheirense x Vitória (PE)

Prêmio para 14 acertos: R$ 1.405.730,06

FUTEBOL INTERNACIONAL

CAMPEONATO ESPANHOL

No Espanhol, Barcelona e Real Madrid venceram suas partidas no sábado, exatamente uma semana antes do clássico entre as duas equipes. Em casa, os catalães fizeram 3 a 0 no Eibar, com gols de Xavi, Neymar e Messi, respectivamente, e continuaram na liderança, agora com 22 pontos. Já o Real Madrid aplicou impiedosos 5 a 0 no Levante, fora de casa, com mais um show de Cristiano Ronaldo. O português  fez dois gols no massacre madrilenho. Com o resultado, o Real subiu para o 3.º lugar, com 18 pontos. Ainda na parte de cima da tabela, o Sevilla assumiu a 2.ª colocação após bater o Elche fora de casa, indo a 19 pontos.

8.ª RODADAGranada 0 x 1 Rayo Vallecano

Levante 0 x 5 Real Madrid

Athletic Bilbao 1 x 1 Celta de Vigo

Barcelona 3 x 0 Eibar

Córdoba 1 x 2 Málaga

Atlético de Madrid 2 x 0 Espanyol

Deportivo la Coruña 3 x 0 Valencia

Elche 0 x 2 Sevilla

Villarreal 2 x 0 Almería

CAMPEONATO INGLÊS

O Chelsea continua disparado na liderança. No sábado, a equipe comandada por José Mourinho contou com grande atuação de Oscar para superar o Crystal Palace, fora de casa, por 2 a 1. O brasileiro marcou um golaço de falta e deu assistência para o espanhol Cesc Fàbregas definir o placar para o líder do Inglês, agora com 22 pontos, cinco acima do Manchester City. Os citizens chegaram aos 17 pontos após golearem o Tottenham, em casa, por 4 a 1. Quem continua surpreendendo são o Southampton, em 3.º, e o West Ham, provisoriamente na 4.º colocação. Enquanto o primeiro chegou aos 16 pontos após aplicar incríveis 8 a 0 no Sunderland, o segundo atingiu 13 pontos com a vitória sobre o Burnley. Porém, o West Ham pode perder sua posição caso o Manchester United vença o West Bromwich nesta segunda-feira. No mais, o Liverpool agora tem 13 pontos, na 5.ª colocação, após bater o Queens Park Rangers neste domingo, por 3 a 2, com o brasileiro Philippe Coutinho marcando para o time.
8.ª RODADA
Manchester City 4 x 1 Tottenham

Arsenal 2 x 2 Hull City

Burnley 1 x 3 West Ham

Crystal Palace 1 x 2 Chelsea

Everton 3 x 0 Aston Villa

Newcastle 1 x 0 Leicester

Southampton 8 x 0 Sunderland

Queens Park Rangers 2 x 3 Liverpool

Stoke City 2 x 1 Swansea


CAMPEONATO ALEMÃO

O Bayern de Munique continua absoluto no topo da Bundesliga. O time comandado por Pep Guardiola fez 6 a 0 no Werder Bremen, na Allianz Arena, e chegou a sete jogos seguidos – contando partidas da Liga dos Campeões – sem ser vazado. Os destaques da goleada foram Mario Gotze e Philipp Lahm, com dois gols cada. Xabi Alonso, cobrando falta por debaixo da barreira, e Thomas Muller, de pênalti, fecharam o placar. O time da Baviera tem 20 pontos, quatro acima do Borussia Monchengladbach, segundo colocado, que venceu neste fim de semana o Hannover, fora de casa, por 3 a 0. Na terceira posição está o Mainz, que fez 2 a 1 no Augsburg, e agora tem 14 pontos, mesma pontuação de Hoffenheim e Wolfsburg, nas 4.ª e 5.ª colocação do Alemão. Quem segue em má fase é o Borussia Dortmund, que foi derrotado fora de casa pelo Colônia, por 2 a 1, permanecendo com 7 pontos, na 14.ª posição.

8.ª RODADA

Bayern de Munique 6 x 0 Werder Bremen

Mainz 2 x 1 Augsburg

Sttutgart 3 x 3 Bayer Leverkusen

Colônia 2 x 1 Borussia Dortmund

Hannover 0 x 3 Borussia Mönchengladbach

Freiburg 1 x 2 Wolfsburg

Schalke 04 2 x 0 Hertha Berlim

Hamburgo 1 x 1 Hoffenheim

Paderborn 3 x 1 Frankfurt

CAMPEONATO ITALIANO

O fim de semana colocou um pouco mais de tempero no Italiano. O empate da líder Juventus com o Sassuolo, fora de casa, por 1 a 1, permitiu com que a Roma encostasse no time de Turim. Agora a Juve, com 19 pontos, está a apenas um na frente dos romanos, que, em casa, fizeram 3 a 0 no Chievo, com gols de Destro, Pjanic e Totti. Este, inclusive, chega à marca de 293 tentos pelo clube da capital. Quem perdeu a chance de colar no topo foi a Sampdoria, que apenas empatou com o Cagliari neste domingo, fora de casa, estacionando na terceira posição, agora com 15 pontos. Outro destaque da rodada foi a vitória do Milan sobre o Cagliari por 3 a 1, fora de casa, com direito a gol contra do zagueiro brasileiro Rafael Marques – ex-Atlético-MG e Grêmio – e dois tentos do japonês Honda. Com o resultado, a tradicional equipe italiana pulou para o 4.º lugar, com 14 pontos. O brasileiro que mais se destacou na rodada foi o meia Hernanes, – ex-São Paulo – autor do gol de empate da Inter de Milão com o Napoli, por 2 a 2, nos acréscimos do jogo.

7.ª RODADA

Roma 3 x 0 Chievo

Sassuolo 1 x 1 Juventus

Fiorentina 0 x 2 Lazio

Atalanta 1 x 0 Parma

Cagliari 2 x 2 Sampdoria

Verona 1 x 3 Milan

Palermo 2 x 1 Cesena

Torino 1 x 0 Udinese

Inter de Milão 2 x 2 Napoli

CAMPEONATO FRANCÊS

O Olympique de Marselha continua fazendo grande campanha na França. A vítima da vez foi o Toulouse, derrotado em 2 a 0 pela equipe comandada pelo argentino Marcelo Bielsa, que lidera a competição com 25 pontos, sete acima do PSG, segundo colocado. A equipe do brasileiro Lucas voltou a  vencer após dois empates seguidos. Os parisienses fizeram 3 a 1 no Lens, fora de casa, com gols de Cabaye, Maxwell – o brasileiro, inclusive, marcou um golaço – e Cavani, de pênalti. O terceiro colocado é o Bordeaux, com os mesmos 18 pontos do PSG, que apenas empatou com o Caen, que está na zona de rebaixamento.

10.ª RODADA

Lens 1 x 3 Paris Saint-Germain

Lorient 0 x 1 Saint-Étienne

Lille 1 x 2 Guingamp

Metz 0 x 0 Rennes

Monaco 2 x 0 Evian

Nantes 1 x 1 Reims

Nice 0 x 1 Bastia

Olympique de Marselha 2 x 0 Toulouse

Bordeaux 1 x 1 Caen

Montpellier 1 x 5 Lyon

TÊNIS

O fim de semana teve títulos e polêmica envolvendo gente graúda no tênis. O britânico Andy Murray conquistou o Torneio de Viena ao derrotar o espanhol David Ferrer por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/2 e 7/5. Outro campeão foi o croata Marin Cilic, que continuou sua boa fase ao superar o espanhol Roberto Bautista Agut por 2 sets a 0, com duplo 6 /4, faturando o Torneio de Moscou. Já o brasileiro Thomaz Bellucci garantiu-se neste domingo na chave principal do Torneio de Valência, que começará a ser disputada a partir desta segunda. O tenista furou o qualifying ao passar pelo lituano Ricardas Berankis por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. O presidente da Federação Russa de Tênis, Shamil Tarpischev, recebeu multa de US$ 25 mil e uma suspensão de um ano imposta pela WTA depois de ter feito declarações sexistas contra as irmãs Williams.

JUDÔ

Única atleta da seleção principal do Brasil a participar do Campeonato Brasileiro de Judô, Rafaela Silva comemorou mais uma conquista na competição pela categoria até 57kg. Foi a primeira competição da judoca após o Mundial, que se prepara para o Desafio Pan-Americano de Judô, na próxima segunda-feira.

VÔLEI DE PRAIA

Talita e Larissa faturaram seu sexto título na temporada. A dupla, que disputou oito campeonatos até agora, chegou a 37 jogos de invencibilidade ao vencer a etapa de Campinas (SP) do circuito Brasileiro. Agatha e Bárbara Seixas ficaram com a segunda colocação, e Juliana e Maria Elisa com a terceira.

MOTOGP

Campeão antecipado da temporada 2014 da MotoGP, Marc Márquez cometeu um erro que custou mais um pódio durante a etapa da Austrália, domingo. O espanhol caiu a dez voltas do fim, dando a liderança para o veterano e heptacampeão Valentino Rossi, que só precisou se manter na posição para ficar com a 82.ª vitória de sua carreira. Com o título já definido, a expectativa é para saber se Márquez conseguirá bater o recorde de vitórias em uma temporada nas últimas duas provas do calendário. No dia 26 de outubro, os pilotos voltam à pista para a etapa da Malásia, em Sepang. A última prova está marcada para o dia 9 de novembro, com a etapa de Valência, na Espanha.

MARATONA INTERNACIONAL DE SP

Os quenianos dominaram a Maratona Internacional de São Paulo. Tanto no masculino quanto no feminino, os representantes do país africano ficaram com o primeiro lugar. Paul Kangogo foi o melhor entre os homens, terminando a prova em 2h14min18s. O segundo lugar ficou com Daniel Limo, que completou o percurso em 2h14min37s, e na terceira posição o brasileiro Edmilson Santana foi a surpresa. No pódio feminino, três quenianas. Rumokol Chepkanan conquistou sua segunda vitória na prova, Jane Seurey fechou a corrida em segundo e Fridah Lodepa em terceiro.


SURFE

Não será agora que o Brasil poderá comemorar o seu primeiro título mundial no surfe. Gabriel Medina foi eliminado na terceira fase da etapa de Peniche do Circuito Mundial pelo norte-americano Brett Simpson e não tem mais chances de ser campeão antecipado. Medina, porém, deu 'sorte', já que Kelly Slater também foi eliminado na mesma fase e vai para a última etapa da temporada, no Havaí, com desvantagem. Apesar da derrota de Gabriel, outros brasileiros ainda sonham com o título da etapa. Adriano de Souza, o Mineirinho, superou o compatriota Jádson André e foi para a quarta fase, enquanto Filipe Toledo e Alejo Muniz ainda disputarão as suas baterias na terceira eliminatória.


BASQUETE

A temporada da NBA está cada vez mais perto de começar e as equipes continuam realizando partidas preparatórias para o longo ano da maior liga de basquete do planeta. Neste fim de semana, o destaque entre os jogos ficou para a reedição da última final, entre San Antonio Spurs e Miami Heat. Porém, apesar de não contar mais com a estrela LeBron James, o time da Flórida venceu, mesmo atuando fora de casa e sem contar com os seus principais jogadores. O jovem Shabazz Napier foi o grande responsável pela vitória, com 25 pontos. Tyler Johnson anotou 17. Pelo time texano, o grande destaque foi o italiano Marco Belinelli, com 18 pontos. O veterano Tim Duncan contribuiu com 11 pontos.

HIPISMO

Na Sociedade Hípica, Artemus de Almeida realizou dois percursos sem faltas para faturar de forma brilhante o GP São Paulo CSI-W Indoor, a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Sênior Top. A sexta etapa está marcada para 16 de novembro, no Rio de Janeiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.