Rivalidade entre Inglaterra e França em campo na decisão do Brasileiro de rúgbi

Paulistas SPAC e Pasteur decidem o Super 10 neste sábado, em Barueri

Marcio Dolzan, O Estado de S. Paulo

18 de outubro de 2013 | 09h00

SÃO PAULO - O esporte ainda está longe de ser dos mais populares no Brasil, mas a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 começa a chamar a atenção também para o rúgbi. E uma boa oportunidade de conhecer esta modalidade que chegou há quase 120 anos e que conta com 10 mil atletas registrados no País é acompanhar a final do Super 10, o Campeonato Brasileiro de Rugby (a grafia do nome se mantém no inglês, assim como faz a confederação brasileira), que acontece neste sábado na Arena Barueri.

O confronto decisivo será disputado por dois dos mais tradicionais times de rúgbi de São Paulo, e tem como ingrediente extra a "folclórica" rivalidade entre França e Inglaterra. O SPAC - que é considerado o clube que introduziu o esporte no Brasil, em 1894 - foi fundado por ingleses, enquanto que o Pasteur, que completou 32 anos esta semana, teve seu primeiro time formado apenas por alunos do Liceu Pasteur, um colégio franco-brasileiro.

Maior campeão nacional, o SPAC não vence o Brasileiro desde 1999, e para chegar ao seu 13º título trouxe um treinador argentino, Matias Newton. A equipe foi a única a derrotar o Pasteur na primeira fase e está confiante para a decisão, mas o capitão Leco pede pés no chão. "O grupo vem desde o início do ano jogando cada jogo como se fosse o último. Vencemos o Pasteur na primeira fase e com um resultado bem atípico, por isso eu pedi para o time esquecer aquele jogo. Agora será uma final e eu tenho certeza que ela vai ser decidida no detalhe."

Referência nacional nas categorias de base, o Pasteur vai em busca de seu terceiro título adulto. A última conquista foi em 1994. "A gente espera um jogo muito disputado. Treinamos bastante este ano, chegamos ao vice do Paulista e agora vamos tentar levar este título do Brasileiro", garante o capitão Júnior, que apenas se disse preocupado com o horário da partida. "Se tiver muito sol, jogar às 14h vai ser pesado, e aí acredito que o que vai fazer a diferença será o preparo físico". SPAC e Pasteur já se enfrentaram três vezes na temporada. As duas primeiras, pelo Paulista, tiveram vitória do Pasteur, enquanto o jogo mais recente, válido pela primeira fase do Brasileiro, terminou com vitória do SPAC por 51 a 15.

FINAL DO SUPER 10

SPAC x Pasteur

Sábado, 19 de outubro, às 14 horas

Arena Barueri - Av. Prefeito João Vilalobo Quero, nº 1001 - Barueri/SP

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Menores de 12 e acima de 65 anos não pagam, mediante apresentação de documento no ato da compra. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.ingressofacil.com.br

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.