Suzanne Plunkett/Reuters
Suzanne Plunkett/Reuters

Roddick vence na estreia e pegará Djokovic em Londres

Confronto estava previsto para acontecer no último domingo, mas foi adiado por causa da chuva que atrapalhou a programação do dia

AE, Agência Estado

30 de julho de 2012 | 10h25

O norte-americano Andy Roddick estreou com vitória no torneio de simples masculino de tênis da Olimpíada de Londres, nesta segunda-feira, ao bater o eslovaco Martin Klizan por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4. Este confronto estava previsto para acontecer no último domingo, mas foi adiado por causa da chuva que atrapalhou a programação do dia no complexo de quadras de Wimbledon.

Com o triunfo na estreia, Roddick enfrentará na segunda rodada o sérvio Novak Djokovic, vice-líder do ranking mundial, que no último domingo estreou na competição olímpica derrotando o italiano Fabio Fognini por 2 sets a 1, de virada, com 6/7 (7/9), 6/2 e 6/2. Este duelo, por sinal, começou com mais de duras horas de atraso com relação à programação inicial e ainda foi interrompido no tie-break do primeiro set por 3 horas e 40 minutos devido à chuva.

O duelo desta segunda marcou a volta de Roddick a uma Olimpíada, depois de o tenista dos Estados Unidos, ex-núnero 1 do mundo, ter sido eliminado na terceira rodada do torneio de simples dos Jogos de Atenas, em 2004, e ficado fora de Pequim/2008.

Na mesma rota de Djokovic e Roddick na parte de baixo da chave da Olimpíada, que tem como principal favorito o suíço Roger Federer, o australiano Lleyton Hewitt também estreou com vitória nesta segunda-feira. O ex-líder do ranking mundial bateu o ucraniano Sergiy Stakhovsky por 2 sets a 1, com 6/3, 4/6 e 6/3, e se garantiu na segunda rodada.

Agora, por uma vaga na terceira fase da competição, Hewitt enfrentará o croata Marin Cilic, 13.º cabeça de chave, que nesta segunda passou pelo austríaco Jurgen Melzer com parciais de 7/6 (7/5) e 6/2. Quem levar a melhor neste duelo pegará o ganhador do confronto entre Djokovic e Roddick.

Outro cabeça de chave que estreou com vitória em jogo já encerrado nesta segunda foi o argentino Juan Monaco. Nono pré-classificado, ele derrotou o belga David Goffin por 2 sets a 0, com 6/4 e 6/1, e agora medirá forças com o espanhol Feliciano Lopez, que sofreu para superar o russo Dimitry Tursunov, de virada, com 6/7 (5/7), 6/2 e 9/7.

O francês Richard Gasquet, 16.º cabeça de chave, também estreou com vitória nesta segunda-feira ao aplicar duplo 6/3 sobre o holandês Robin Haase. Agora, ele pegará na próxima fase o vencedor do confronto entre o japonês Go Soeda e o cipriota Marcos Baghdatis, também previsto para ser encerrado nesta segunda.

Já o canadense Milos Raonic superou nesta segunda o japonês Tatsuma Ito por 6/3 e 6/4 e se credenciou para encarar na segunda rodada o francês Jo-Wilfried Tsonga, que no último domingo eliminou o brasileiro Thomaz Bellucci com um triunfo de virada por 2 sets a 1.

Outro que já avançou nesta segunda-feira à próxima fase foi o russo Nikolay Davydenko, que despachou o checo Radek Stepanek por 6/4 e 6/3. Ele irá medir forças agora com o japonês Kei Nishikori.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.