Publicidade

Roteiro de galerias em Londres segue para o sudeste da cidade

Carro-chefe do movimento é a South London Gallery, que fica localizada na famosa Peckham Road

PUBLICIDADE

Por Ana Gasston
Atualização:

Até pouco tempo atrás, estúdios e galerias de arte se concentravam no norte e no leste de Londres. Shoreditch, um dos bairros mais modernos e badalados da cidade, cresceu muito por causa de artistas que montaram seus negócios em galpões e armazéns de antigas fábricas naquela área. Com o tempo, o bairro se tornou supervalorizado e muitos tiveram de se mudar para lugares que oferecessem aluguéis mais em conta. Foi assim que, no sudeste da cidade, em bairros como South Bermondsey, Camberwell e Peckham, começaram a surgir pequenos estúdios e galerias que estão atraindo cada vez mais moradores e turistas.

 

PUBLICIDADE

O carro-chefe do movimento é a South London Gallery (southlondongallery.org), localizada em Peckham Road, que inclui o fantástico café e restaurante N.º 67, cuja especialidade é o full spanglish, versão espanhola do tradicional english breakfast. A programação intensa traz artistas modernos de diferentes nacionalidades, cujas obras interagem diretamente com o espaço, e muitas exibições têm sido um sucesso de público e crítica.

 

A 15 minutos dali, perto da estação de trem Peckham Rye, está o Bussey Building (thebusseybuilding.com), uma velha e imensa fábrica que hoje abriga alguns estúdios e galerias. Uma porta em forma de arco e um corredor estreito levam ao pátio decorado com grafites incríveis de artistas como Roa e Phlegm. Já vale a visita.

 

No primeiro andar está o CLF Art Cafe, com palco, telão e pista de dança, onde ocorrem eventos de segunda-feira a sábado, até tarde. Do outro lado do prédio, na Copeland Road, fica a entrada que leva aos estúdios e galerias. Vale a pena passar na Hanna Barry Gallery, um dos espaços mais bem sucedidos dali e responsável pelo projeto Bold Tendencies (boldtendencies.com), uma exposição de esculturas realizada todo verão, de julho ao fim de setembro.

 

Entre a South London Gallery e o Bussey Building há galerias menores como a NewGallery London ou a Sassoon Gallery. Pequenos, são espaços que não abrem regularmente, e o melhor jeito de conhecê-los é em um tour oferecido pelo South London Art Map (southlondonartmap.com), no primeiro sábado ou na última sexta-feira de cada mês.

 

*Ana Gasston é jornalista, vive em Londres há 10 anos e publica a coluna Rumo a Londres no caderno 'Viagem'

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.