PUBLICIDADE

Publicidade

Rumo à África

Foto do author Almir Leite
Por Almir Leite e Jamil Chade
Atualização:

FILME QUEIMADOAdriano e a Vila Cruzeiro

PUBLICIDADE

Adriano não poderia ter escolhido pior hora para se meter em polêmica regada a tapas, beijos e tragos extras. A confusão ocorreu bem longe da seleção, mais precisamente na volta de um período a serviço dela - como já havia acontecido no ano passado, no sumiço que protagonizou após a partida contra o Peru. O problema é que as consequências da briga com a namorada mostraram mais uma vez a instabilidade emocional do atacante. A coluna já havia alertado, em janeiro, sobre o temor de Dunga com as altos e baixos do astral de Adriano. O técnico estava com o pé atrás, mas já havia decidido levar o artilheiro à Copa, apesar do risco de descontrole.

Agora, garantem os mais próximos ao gaúcho, está repensando o tema. Dunga sempre viu com maus olhos as regalias de Adriano no Flamengo. Mas insistiu com ele na seleção, apesar de fazer tempo que o atacante não joga nada com a camisa amarela. O técnico, porém, sentiu-se traído com o novo deslize. Ficou irado e Adriano está bem perto de assistir à Copa nas TVs das biroscas da Vila Cruzeiro. Diego Tardelli e Grafite podem voltar a sonhar. O mesmo vale para Ronaldinho Gaúcho, se Dunga decidir pela hoje improvável opção de levar só um homem realmente de área, Luís Fabiano, do Sevilla.

Mas, como tem alguns meses pela frente, antes de definir o grupo que disputará o Mundial, Dunga prefere acompanhar discretamente as peripécias de Adriano, dentro e fora de campo.

VAI FALTAR ORELHAFifa se prepara para bater forte no Brasil e na África

O Comitê Executivo da Fifa se reúne na quinta e sexta-feiras da próxima semana, na Suíça, para tratar de vários assuntos, dentre eles dois "preparativos"". Para a Copa da África do Sul, que terá início daqui a três meses, e para o Mundial do Brasil, que só ocorre em 2014. Mas os dois comitês organizadores vão levar pito pelo mesmo motivo: os atrasos em obras.

A Fifa não se conforma com o fato de o Soccer City ainda ser um canteiro de obras no lado externo. E não está gostando nem um pouco da protelação do início das obras nos estádios brasileiros, que deveria ter ocorrido em 1.º de março e até agora nada. Só planos e muita conversa.

Publicidade

LADO BProtestos crescem com aproximação da Copa

Um lado da Copa ao qual o mundo deu pouca importância até agora, a insatisfação interna no país, não ficará em terceiro plano por muito tempo. Com a aproximação da competição, cresce o número de manifestações de insatisfeitos. Nesta semana houve protesto em Soweto, em Pretória, e há até ameaça de greves para junho. Nas ruas a reclamação é contra a falta de casas, empregos, escolas e postos de saúde, dentre outros motivos. É o grito dos excluídos, versão zulu.

ENQUETE/RESULTADODunga não deve fechar o grupo antes do tempo

Dunga deu a entender, nos dias que antecederam o amistoso do Brasil com a Irlanda (2 a 0, em Londres), que já tem o grupo praticamente definido para disputar o Mundial na África do Sul. Não é a opinião da maioria dos internautas que acessaram o estadao.com.br e responderam à pergunta se concordavam com essa tese. "Não" foi a resposta de 65,5%, enquanto outros 34,5% acham que o treinador está certo e que o melhor é fechar o elenco da Copa desde já.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.