Russa Kaniskina é tricampeã mundial na marcha

A russa Olga Kaniskina conquistou nesta quarta-feira o tricampeonato da marcha atlética de 20 quilômetros no Mundial de Atletismo, que está sendo realizado na cidade de Daegu, na Coreia do Sul. Kaniskina garantiu o seu título com o tempo de 1 hora, 29 minutos e 42 segundos.

AE, Agência Estado

31 de agosto de 2011 | 08h46

Campeã olímpica em 2008, a russa se distanciou das concorrentes quando faltavam seis quilômetros e terminou com uma vantagem de 18 segundos para chinesa Hong Liu, que faturou a medalha de prata. O bronze foi conquistado pela também russa Anisya Kirdyapkina, que foi 31 segundos mais lenta do que a vencedora.

Com a vitória de Kaninskina, a Rússia conquistou os dois títulos da marcha de 20 quilômetros no Mundial de Atletismo, assim como aconteceu em 2009, em Berlim. No domingo, Valeriy Borchin faturou o bicampeonato da versão masculina da prova.

O tempo de Kaniskina foi quase dois minutos mais lento do que o registrado no Mundial de 2009. Mas as condições climáticas também não ajudaram, com um calor de 24ºC e 88% de umidade relativa do ar.

A marcha foi a única competição no quinto dia do Mundial de Atletismo. Os Estados Unidos permanecem na liderança do quadro de medalhas com quatro outros, quatro pratas e um bronze, seguidos pela Rússia, com quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes.

O inédito título conquistado por Fabiana Murer no salto com vara, na terça-feira, colocou o Brasil em oitavo lugar no quadro de medalhas, ao lado de Botsuana, Granada, Japão, Nova Zelândia e Polônia, todos com um ouro.

Na quinta-feira em Daegu, o Brasil participará da final do salto triplo com Keila Costa. Já Ana Cláudia Lemos e Vanda Gomes vão competir nas eliminatórias dos 200 metros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.