Rússia acata punição da Associação Internacional de Atletismo

A federação de atletismo da Rússia aceitou sua suspensão do esporte após as revelações sobre suas práticas generalizadas de doping, declarou a Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) nesta quinta-feira.

MITCH PHILLI, REUTERS

26 de novembro de 2015 | 17h06

O conselho da Iaaf está reunido em Mônaco, e a crise em torno do doping e da corrupção relacionada ao problema é o principal item em pauta.

"O conselho da Iaaf foi informado hoje que uma confirmação por escrito da Federação de Atletismo da Rússia (Araf) foi recebida ontem aceitando a suspensão total sem solicitar uma audiência, como era seu direito constitucional", disse a Iaaf em um comunicado.

    "A Araf confirmou ter entendido que o conselho só aceitaria sua refiliação como membro da Iaaf após a recomendação da equipe de inspeção da Iaaf, que irá decidir se os critérios de verificação foram cumpridos. A Araf confirmou que irá cooperar total e ativamente com a equipe."

    A Rússia foi banida por recomendação de uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada) depois de esta ter descoberto práticas de doping sistemáticas patrocinadas pelo Estado e acobertamentos no país.

    Um dos temas que o conselho estava debatendo nesta quinta-feira é o estabelecimento de um "itinerário" para a federação de atletismo russa e suas autoridades antidoping seguirem de forma que a entidade possa ser readmitida a tempo de participar da Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016.

Tudo o que sabemos sobre:
ATLETISMORUSSIAIAAF*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.