Rússia oficializa apelo à CAS para tentar levar atletismo ao Rio-2016

O Comitê Olímpico da Rússia confirmou neste domingo que entrou com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) para tentar reverter a suspensão aplicada ao atletismo do país, impedido de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A audiência está marcada para o dia 19, a duas semanas do início do grande evento no Brasil.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

De acordo com o comitê, o caso contou com iniciativa tanto da entidade quanto de atletas, individualmente. Segundo o porta-voz Konstantin Vybornov, a diferença diminuta entre o julgamento do recurso e o início dos Jogos Olímpicos não deve impedir a inscrição dos atletas russos, em caso de vitória na apelação. Vybornov explica que, em caso de triunfo, o prazo de inscrição "será estendido".

PUBLICIDADE

O atletismo da Rússia foi suspenso em novembro do ano passado, após investigação revelar casos de doping sistemático na modalidade, contando com apoio de treinadores, dirigentes e até membros do governo. As denúncias foram resultado de uma apuração aprofundada de um painel independente da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

O caso gerou repercussão internacional e mobilizou declarações públicas até do presidente Vladimir Putin. Como consequência, o laboratório antidoping de Moscou foi descredenciado e todos os atletas da modalidade foram impedidos de disputar competições internacionais, incluindo a Olimpíada.

A suspensão, aplicada pela IAAF, condicionava a liberação dos atletas em caso de reformas profundas no sistema antidoping do país. As mudanças, contudo, não foram verificadas e a IAAF manteve a punição, em decisão anunciada em junho. Como resposta, os russos decidiram apelar à CAS.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.