São Paulo homenageia Eder Jofre em nova sala de boxe

Um dos maiores pugilistas da história do boxe participa da inauguração no clube do Morumbi

AE, Agência Estado

29 de março de 2014 | 11h21

SÃO PAULO - Alguns dos maiores ídolos do São Paulo nunca jogaram uma partida de futebol com a camisa tricolor. Um deles, Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico no salto triplo, é lembrado com duas estrelas no distintivo do clube. Outro, Eder Jofre, foi homenageado na noite desta sexta-feira emprestando o seu nome para as novas instalações do boxe do clube. O evento, comemorativo ao aniversário de 78 anos de Eder, comemorado na quarta-feira, teve também forte apelo político.

Foi Carlos Miguel Aidar, candidato da situação à sucessão do presidente Juvenal Juvêncio, quem entregou uma placa em homenagem ao ex-pugilista. "É gratificante ganhar títulos como ganhei. Viajei o mundo todo fazendo o que eu mais amava. Lutar faz bem para a saúde, para a vida. É muito bom ser reconhecido até hoje, ainda me procuram para dar entrevistas", disse o homenageado, considerado um dos maiores pesos galo de todos os tempos.

Lutando no peso galo, em 1960, Jofre conquistou o primeiro título mundial do Brasil no boxe. Em 1973, conseguiu o cinturão no peso pena. Ele se aposentou com cartel de 81 lutas com 75 vitórias, 50 delas por nocaute, quatro empates e apenas duas derrotas. O ex-campeão foi ainda indicado ao Hall da Fama do boxe em 1992 e eleito o nono melhor pugilista dos últimos 50 anos pela Revista norte-americana The Ring.

Em 2013, Eder foi internado com crise de depressão, deflagrada após morte de sua esposa Cidinha, com quem passou por 52 anos de casados. Apesar das dificuldades provocadas por conta da doença e da idade avançada, o ex-pugilista atendeu a todos os pedidos de autógrafos, assinados com as mãos trêmulas e fotografias. Em algumas fez questão em levar as mãos na posição de guarda. Posteriormente caminhou orgulhoso pela sala e posou ao lado de um mural com fotos de suas lutas e conquistas.

Tudo o que sabemos sobre:
boxeSão Paulo FCEder JofreRio 2016

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.