São Silvestre terá pelotão de elite mais qualificado neste ano

São Silvestre terá pelotão de elite mais qualificado neste ano

Em sua 90ª edição, prova traz atletas africanos de alto nível para a corrida, na próxima quarta, como o retorno do etíope Tariku Bekele

Alessandro Lucchetti, O Estado de S. Paulo

29 de dezembro de 2014 | 17h01

A 90.ª edição da Corrida de São Silvestre, nesta quarta-feira, nas ruas de São Paulo, reúne um pelotão de elite mais qualificado em comparação com as edições mais recentes. Mesmo sem distribuir cachês, a organização conseguiu reforçar o nível da prova, distribuindo mais convites. Algumas marcas de tênis para corrida, como a Fila e a Mizuno, também contribuem para arregimentar corredores com aspirações ao pódio.

A Fila patrocina a equipe do treinador Moacir Marconi, o Coquinho, e a Mizuno investe no grupo coordenado pelo ex-maratonista Luiz Antônio dos Santos. Campeão em 2011, o etíope Tariku Bekele, irmão de Kenenisa Bekele, volta após dois anos de ausência. E quer manter seu aproveitamento de 100% na tradicional corrida paulistana.

"A São Silvestre é uma corrida popular no meu país, é histórica. Eu gosto de correr no Brasil. Em 2012, meu manager preferiu que eu fosse correr na São Silvestre de Madri e no ano passado eu estava machucado", disse Tariku, que se consagrou na Olimpíada de Londres, em 2012, ao obter o bronze nos 10 mil metros, uma posição à frente do irmão mais famoso. "Kenenisa estava meio machucado. Eu tentei ajudá-lo, procurei não forçar muito meu ritmo para não quebrá-lo, mas sua performance não foi suficiente para lhe dar um lugar no pódio".

Feliz por também ter proporcionado alegrias aos pais, Tariku se conforma com a realidade de que jamais poderá igualar os feitos de Kenenisa, dono de três ouros olímpicos e cinco em Mundiais de Atletismo, nos 5 mil e nos 10 mil metros. "Kenenisa é naturalmente privilegiado por Deus. Ele se dá bem em vários tipos de provas e distâncias, e até no cross country. Já eu preciso muito mais de treinamento, de estar na melhor forma que puder alcançar".

Tudo o que sabemos sobre:
atletismoSão Silvestreesportes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.