Scheidt e Bruno Prada vencem evento-teste da Olimpíada

Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram nesta sexta-feira o título antecipado da classe Star no evento-teste de vela para a Olimpíada de Londres, que está acontecendo em Weymouth, onde também será a disputa olímpica no ano que vem. Neste sábado, ainda será realizada a Medal Race, última regata da competição (com pontuação dobrada), mas a dupla do Brasil já assegurou pontos suficientes para ser a campeã.

AE, Agência Estado

12 de agosto de 2011 | 17h45

Líderes do ranking mundial na classe Star, Scheidt e Bruno Prada venceram quatro das 10 regatas disputadas no evento-teste, que contou com a participação de 22 das principais duplas do mundo. O pior resultado deles foi um nono lugar, que foi descartado. E o título foi garantido com a quarta colocação desta sexta-feira, que os deixou com 17 pontos perdidos - os irlandeses Peter O''Leary e David Burrows, na vice-liderança, têm 41.

"Nossa dupla está com regularidade em todas as condições de vento. Fizemos um ótimo campeonato e tivemos sorte. O que fez a diferença também foi a empolgação com o barco novo, que é rápido nos ventos médio e forte", explicou o proeiro Bruno Prada, feliz com a boa adaptação da dupla logo na estreia do barco produzido nos Estados Unidos. "Achamos o barco muito competitivo."

"Vencer é bom e te dá mais motivação, mas, por outro lado, a dupla fica mais em evidência. O velejador ganha respeito, notoriedade, cobrança e pressão. E os ingleses, que correm em casa, viram que estamos andando bem e vão treinar mais para ganhar da gente", disse Scheidt. "Mas eu estou acostumado, não é a primeira vez que eu passo por isso. Então, vou saber administrar bem isso."

"Estamos muito felizes. O resultado superou as nossas expectativas. Vencer dessa maneira, com tamanha vantagem, foi uma grande surpresa", completou Scheidt, ressaltando que a vitória na raia olímpica dá confiança e motivação para o principal desafio do ano para a dupla: o Mundial de Perth, em dezembro, na Austrália, quando estará em jogo a classificação para a Olimpíada de Londres.

DEMAIS RESULTADOS - Outros velejadores brasileiros competiram no evento-teste da Olimpíada, na raia de Weymouth. Na classe 470, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram a disputa nesta sexta-feira com o quinto lugar. Mesma posição conseguida por Bruno Fontes na Laser. E na Finn, Jorge Zarif ficou apenas na 19ª colocação.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.