Scheidt e Prada assumem liderança no Mundial de Vela

Robert Scheidt e Bruno Prada assumiram nesta terça-feira a liderança da classe Star no Mundial de Vela que está sendo disputado em Perth, na Austrália. Os brasileiros foram diretamente beneficiados pela desistência dos britânicos Iain Percy e Andy Simpson. Os atuais campeões mundiais e olímpicos lideravam a competição, mas tiveram que abandonar após a primeira regata do dia por conta de uma lesão lombar que levou Percy ao hospital.

AE, Agência Estado

13 de dezembro de 2011 | 15h49

Nesta terça-feira, Scheidt e Prada conquistaram dois segundos lugares nas duas regatas disputadas e ganharam duas posições naturalmente, além daquela conquistada pela desistência dos britânicos. Eles têm 26 pontos perdidos, um a menos que os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, segundos colocados, e os norte-americanos Mark Mendelblatt e Brian Fatih, que estão em terceiro.

"Foi um dia muito importante, conseguimos uma bela virada", disse Scheidt. "Depois de dois dias de altos e baixos, fomos consistentes, com dois segundos lugares. A primeira regata foi boa desde o início. Montamos a primeira boia entre os dez, fomos recuperando aos pouquinhos e conseguimos um segundo lugar."

Para Prada, apesar dos dois segundos lugares, a dupla teve um dia difícil em Perth, com ventos muito inconstantes. "Fizemos uma primeira regata bem consistente. Na segunda, depois de largarmos muito mal, tivemos a calma e a tranquilidade para procurar o vento no segundo contravento e conseguimos montar a boia em primeiro. No último popa, estávamos administrando bem, mas o vento foi diminuindo, ficou muito esquisito, e acabamos sendo ultrapassados pelos suecos (Fredrik Loof e Max Salminen). Mas foi um dia ótimo."

OUTRAS CLASSES - Os resultados desta terça-feira mostraram que a Star é a única classe na qual o Brasil deve brigar por pódio em Perth. Medalhista de bronze na Olimpíada de Pequim, Isabel Swan está no 11.º lugar da 470 feminino, agora ao lado da timoneira Martine Grael, filha de Lars. Irmão desta, Marco Grael deu azar nesta terça. A embarcação dele e de André Fonseca na 49er teve o leme quebrado na primeira regata do dia. Eles só conseguiram voltar na terceira regata e agora estão em 53.º.

Bruno Fontes, na Laser, conquistou um 13.º e um oitavo lugar na sua flotilha e aparece na 12.º colocação geral. Já Bimba caiu para o 17.º lugar, com uma nona e uma oitava posição nas regatas do dia.

Tudo o que sabemos sobre:
velaMundial de Vela

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.