Scheidt e Prada classificam a Star do Brasil para Londres

Dupla está perto de sagrar-se campeã hoje. País também pode ganhar a vaga nos Jogos na classe 470 feminina

PERTH, O Estado de S.Paulo

17 de dezembro de 2011 | 03h05

O Brasil conquistou ontem a vaga olímpica mais "certa" do Campeonato Mundial de Vela de Perth, na Austrália. Robert Scheidt e Bruno Prada classificaram a classe Star do País para os Jogos de Londres na décima regata, sem a necessidade da disputa hoje da Medal Race, restrita aos dez primeiros, a qual o resultado não pode ser descartado pelos competidores e vale o dobro de pontos das outras. Hoje, a dupla deve sagrar-se campeã mundial, repetindo o resultado de 2007.

Scheidt e Prada chegaram à Medal Race com 18 pontos de vantagem sobre os norte-americanos Mark Mendelblatt e Brian Fatih, que somam 53. "Isso nos deixa em uma situação muito confortável", avalia Scheidt. "Apesar de não termos ainda o título garantido, precisamos apenas de um nono lugar para sermos campeões aqui, mesmo que os americanos vençam a Medal Race."

Prada conta que eles não pensavam abrir tanta diferença dos principais adversários. O primeiro dia de competição foi complicado. A dupla brasileira se envolveu em um acidente e foi punida. "Estávamos imaginando conseguir ficar uns 12, 13 pontos à frente dos americanos. Agora, é ter calma e planejar bem a Medal Race", afirma o proeiro.

O Brasil ainda deve conseguir mais uma vaga olímpica na classe 470 com Isabel Swan e Martine Grael . A dupla está em sétimo lugar entre os países e 14 se classificam. As brasileiras só ficarão fora por uma combinação de resultados.

Para Martine Grael o resultado de ontem compensou um árduo trabalho. "Treinamos muito antes da competição começar, conhecíamos bem a raia e por isso tivemos velocidade. Estamos totalmente focadas no campeonato e foi muito legal ver o resultado."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.