Jorge Zapata/Efe
Jorge Zapata/Efe

Scheidt e Prata vencem regata e terminam 1º dia da vela na liderança

Diferença zerada para o 2.º colocado provocou alterações no resultado da segunda prova

Reuters, Reuters

29 de julho de 2012 | 16h33

LONDRES - O bicampeão olímpico Robert Scheidt e seu parceiro no barco da classe star Bruno Prada terminaram na liderança o primeiro dia das competições da modalidade nos Jogos de Londres, com uma vitória e um 4º lugar nas duas regatas realizadas neste domingo, 29, na raia de Weymouth.

A vitória na segunda regata, no entanto, não foi nada fácil. A chegada foi tão apertada que o site oficial da competição chegou a divulgar vitória dos britânicos Iain Percy e Andrew Simpson. Pouco depois, contudo, a organização corrigiu a informação, colocando Scheidt e Prada como legítimos vencedores, com 0m0s de vantagem.

Os brasileiros, que conquistaram a medalha de prata em Pequim-2008, ainda foram beneficiados pelo resultado ruim (11º lugar) da dupla britânica Iain Pierce e Andrew Simpson, seus principais adversários na disputa pela medalha de ouro, em uma das regatas. Os velejadores da casa ficaram em segundo na outra prova, atrás do Brasil.

Com duas medalhas de ouro e duas de prata, Scheidt é o maior vencedor da história do esporte olímpico brasileiro.

O outro barco brasileiro em ação no primeiro dia de prova de vela em Weymouth, a 175km de Londres, terminou apenas em 15o e 20o, com Jorge Zariff na classe finn.

O Brasil também disputa as provas de vela em Londres nas classes 470 (feminino), laser, laser radial (feminino) e prancha à vela masculina e feminina.

Com 16 medalhas conquistadas, a modalidade é a segunda com mais pódios para o Brasil em Jogos Olímpicos, atrás do judô, que chegou a 17 com o ouro de Sarah Menezes e o bronze de Felipe Kitadai em Londres. O vôlei (quadra e praia juntos) também soma 16 medalhas. 

Atualizado às 19h33

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.