Seleção de judô é convocada para o Mundial por Equipes

A seleção brasileira que vai disputar o Mundial por Equipes de Judô em Salvador, nos dias 27 e 28 de outubro, foi definida nesta sexta-feira. Em evento realizado na capital baiana, o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson, anunciou os nomes dos atletas que vão representar o País.

AE, Agência Estado

28 de setembro de 2012 | 15h56

Judocas que participaram dos Jogos de Londres foram incluídos na relação, mas o País não poderá ser representado pelos medalhistas olímpicos Felipe Kitadai e Mayra Aguiar. Eles não poderão competir porque as categorias ligeiro e meio-pesado não são disputadas no Mundial por Equipes.

"O Mundial por Equipe em Salvador será de altíssimo nível. As principais equipes do mundo estarão no tatame em busca de coroar seu ano olímpico de 2012, bem como começar com o pé direito o Ciclo 2016", disse o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.

No Mundial por Equipes, a cada rodada, todos os cinco pesos se enfrentam e a vitória vale um ponto. A competição em Salvador será o único mundial de elite realizado pela Federação internacional de Judô (FIJ) em 2012 e marca o início do ciclo olímpico que culminará com a realização dos Jogos do Rio em 2016.

"O Brasil não foi escolhido para receber este evento por acaso. Pretendemos que a competição por equipe esteja integrada ao programa Olímpico no Rio, em 2016, no mesmo formato que apresentaremos em Salvador", explicou o presidente da FIJ, Marius Vizer.

As equipes do Brasil já conquistaram cinco medalhas. O País faturou a prata em 1988, 2007, 2010 e 2011, além do bronze em 2008. Confira a lista completa de judocas do País que vão disputar o Mundial por Equipes em Salvador:

Seleção masculina:

Até 66kg: Leandro Cunha e Luiz Revite

Até 73kg: Bruno Mendonça e Marcelo Contini

Até 81kg: Leandro Guilheiro e Victor Penalber

Até 90kg: Tiago Camilo e Henrique Silva

Mais de 90kg: Rafael Silva e Davi Moura

Seleção feminina:

Até 52kg: Sarah Menezes e Erika Miranda

Até 57kg: Ketleyn Quadros e Flávia Gomes

Até 63kg: Rafaela Silva e Katherine Campos

Até 70kg: Maria Portela e Nadia Merli

Mais de 70kg: Suelen Altheman e Rochele Nunes

Tudo o que sabemos sobre:
judôMundial por Equipes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.