Eric Gay/AP
Eric Gay/AP

Seleção feminina de basquete sofre 2ª derrota nos Jogos

Nesta segunda-feira, a equipe ficou em situação complicada no torneio ao perder para a Rússia por 69 a 59; na primeira rodada, time perdeu da França

AE, Agência Estado

30 de julho de 2012 | 15h03

Derrotada na estreia pela França, a seleção brasileira feminina de basquete não conseguiu se recuperar no seu segundo compromisso nos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta segunda-feira, a equipe ficou em situação complicada no torneio ao perder para a Rússia por 69 a 59.

Com o novo tropeço, o Brasil soma apenas dois pontos em duas partidas no Grupo B e vai terminar a rodada fora da zona de classificação, já que Grã-Bretanha e Canadá, que também perderam na primeira rodada, vão se enfrentar ainda nesta segunda-feira.

Também nesta segunda-feira, a França venceu a Austrália por 74 a 70, em duelo definido apenas na prorrogação. A seleção francesa e a Rússia estão com duas vitórias, enquanto a Austrália acumula um triunfo e uma derrota.

Erika foi a cestinha da segunda partida do Brasil em Londres, com 15 pontos, e ainda se destacou no garrafão ao obter impressionantes 18 rebotes, mas não conseguiu evitar mais uma derrota. Chuca anotou 12 pontos, um a mais do que Karla. Belyakova foi o principal destaque da Rússia, com 14 pontos, um a mais do que Osipova. Já Kuzina marcou 11 pontos.

O Brasil teve um início de partida desastroso, chegou a ficar quatro minutos sem pontuar e permitiu que a Rússia abrisse 14 a 5. A equipe, porém, conseguiu reagir, fez 16 a 15, mas permitiu que as adversárias fechassem o primeiro quarto na frente, por 19 a 18.

O segundo quarto foi de baixo nível técnico, com vários erros de ambas as equipes. As russas, porém, continuaram superiores e foram ao intervalo vencendo por 31 a 26. A seleção brasileira voltou melhor no começo do terceiro quarto, fez cinco pontos seguidos e empatou o duelo em 31 a 31.

A partida seguiu equilibrada, mas as russas terminaram o período com uma vantagem de seis pontos (49 a 43). A disputa acirrada que marcou o restante da partida, porém, não se repetiu no último quarto. A Rússia controlou o duelo, conseguiu abrir vantagem confortável e venceu por 69 a 59.

A seleção brasileira volta a jogar na próxima quarta-feira, quando vai encarar a Austrália, às 10h30 (de Brasília), pela terceira rodada do Grupo B. O torneio de basquete da Olimpíada é disputado por 12 equipes divididas em dois grupos de seis. As quatro melhores equipes de cada chave avançam para as quartas de final.

Também nesta segunda-feira, a China venceu a Croácia por 83 a 58 e a Turquia superou a República Checa por 61 a 57, em partidas válidas pelo Grupo A.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.