Seletiva olímpica da natação será no litoral de SC e a uma semana do Natal

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) decidiu marcar para o litoral de Santa Catarina o primeiro dos dois eventos que vão valer como tomada de índice para os Jogos Olímpicos do Rio na natação, o Troféu Open. A competição será no Parque Aquático da Unisul, em Palhoça, cidade da Grande Florianópolis.

DEMÉTRIO VECCHIOLI, Estadão Conteúdo

20 de junho de 2015 | 14h29

O torneio, que vale como Campeonato Brasileiro Sênior, vai ser realizado uma semana antes do Natal, entre os dias 16 e 19 de dezembro. A competição estava marcada para acontecer no Rio, cidade sede dos Jogos Olímpicos, mas teve sua sede alterada nesta sexta-feira.

Na natação, diferente do atletismo, índices para grandes competições (Olimpíada, Mundial, Pan) só podem ser obtidos em torneios pré-determinados. A Federação Internacional (Fina) listou desta vez uma série de eventos válidos, inclusive as etapas de Copa do Mundo, mas a CBDA optou por manter a restrição brasileira.

Os atletas que nadarem abaixo do índice em uma etapa de Copa do Mundo, por exemplo, têm suas classificações aceitas pela Fina, mas eles não serão convocados para a Olimpíada pela CBDA. A confederação não informou oficialmente quais serão esses eventos, nem listou os índices que exigirá, mas os nadadores já trabalham com a informação de que serão apenas duas competições aptas.

Além do Open, o outro torneio válido para a obtenção de índices para os nadadores brasileiros será o Troféu Maria Lenk do ano que vem, evento-teste dos Jogos do Rio, que vai acontecer no Parque Aquático Olímpico. O Troféu Julio Delamare, que neste ano será na piscina reformada do Pinheiros, em São Paulo, entre 17 e 22 de agosto, não valerá como tomada de índices.

Tudo o que sabemos sobre:
nataçãoOlimpíadaRio-2016seletiva

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.