
20 de junho de 2015 | 14h29
O torneio, que vale como Campeonato Brasileiro Sênior, vai ser realizado uma semana antes do Natal, entre os dias 16 e 19 de dezembro. A competição estava marcada para acontecer no Rio, cidade sede dos Jogos Olímpicos, mas teve sua sede alterada nesta sexta-feira.
Na natação, diferente do atletismo, índices para grandes competições (Olimpíada, Mundial, Pan) só podem ser obtidos em torneios pré-determinados. A Federação Internacional (Fina) listou desta vez uma série de eventos válidos, inclusive as etapas de Copa do Mundo, mas a CBDA optou por manter a restrição brasileira.
Os atletas que nadarem abaixo do índice em uma etapa de Copa do Mundo, por exemplo, têm suas classificações aceitas pela Fina, mas eles não serão convocados para a Olimpíada pela CBDA. A confederação não informou oficialmente quais serão esses eventos, nem listou os índices que exigirá, mas os nadadores já trabalham com a informação de que serão apenas duas competições aptas.
Além do Open, o outro torneio válido para a obtenção de índices para os nadadores brasileiros será o Troféu Maria Lenk do ano que vem, evento-teste dos Jogos do Rio, que vai acontecer no Parque Aquático Olímpico. O Troféu Julio Delamare, que neste ano será na piscina reformada do Pinheiros, em São Paulo, entre 17 e 22 de agosto, não valerá como tomada de índices.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.